NETFLIX

Sombra e Ossos: tudo o que você precisa saber sobre a nova série da Netflix

A série baseada nos livros de Leigh Bardugo tem história fantástica e ótima produção

Cena de Sombra e Ossos, nova série da Netflix - Foto: Reprodução / Netflix
Cena de Sombra e Ossos, nova série da Netflix - Foto: Reprodução / Netflix

Redação Publicado em 23/04/2021, às 10h28

A grande estreia da Netflix nesta semana, e provavelmente nos próximos meses, é a série Sombra e Ossos, baseada no livro de Leigh Bardugo escrito em 2012.

De uns tempos pra cá, essa se tornou a produção mais comentada e mais esperada pelo público que gosta de histórias fantásticas, bem no estilo The Witcher. Com isso, a Netflix começa uma possível saga e pode se tornar uma franquia de grande valor para a empresa de streaming daqui em diante.

O livro escrito por Bardugo é totalmente inspirado na Europa do finzinho do século 19, e fez enorme sucesso literário. Era uma questão de tempo para que ganhasse uma adaptação, seja como série, seja como filme. A primeira versão prevaleceu,o que foi uma boa escolha já que o livro parece ser bem detalhista ao criar seu universo.

O sucesso fez com que a história ganhasse mais dois livros, Sol e Tormenta e Ruína e Ascensão. Os três formam o que hoje é conhecido como Trilogia GRISHA, além de outros quatro livros que se passam no mesmo universo, mas orbitam a história principal. Um deles se chama Six of Crows, e é a junção de Sangue e Ossos e esse que dão a narrativa que acompanhamos aqui nessa série.

A série acompanha a trajetória de Alina, uma órfã que é chamada para ser cartógrafa no exército. A sua primeira missão acontece em uma viagem que faz para ficar perto de Mal, seu amigo próximo que conheceu no orfanato. Nessa viagem, ela precisa atravessar a Dobra, que é uma espécie de “cicatriz no mapa”.

Esse lugar é recheado de criaturas fantásticas e monstruosas que podem transformar essa viagem em um enorme perigo, mas também é um chamado à aventura. É durante essa travessia que Alina se descobre uma grisha.

Grisha são as pessoas que conseguem manipular magicamente os elementos. Alina se mostra extremamente poderosa, sendo capaz até mesmo de acabar com a Dobra. Seus poderes chamam a atenção do líder do exército grisha, Kirigan, que a leva para ser treinada e protegida.

Em uma história paralela, vemos a viagem dos Corvos, liderados por Kaz Brekker e da também grisha Nina. Os Corvos tem uma dualidade: antes eles parecem vilões, mas estão mais para anti heróis.

Quer saber como essas tramas se juntam? Veja o vídeo e saiba tudo o que você precisa saber, sem spoilers, sobre "Sangue e Ossos".