NETFLIX

Ilhados, suspense brasileiro na Netflix, não funciona como crítica e nem como diversão

Ilhados é protagonizado por seis influencers em uma trama de suspense quase amador

Ilhados, novo filme brasileiro na Netflix, é constrangedor em seu amadorismo - Foto: Reprodução / Netflix
Ilhados, novo filme brasileiro na Netflix, é constrangedor em seu amadorismo - Foto: Reprodução / Netflix

Redação Publicado em 15/09/2021, às 18h06

Entrou para o catálogo da Netflix nesta quarta-feira (15/08) o filme “Ilhados”, produção brasileira que foi totalmente produzido pensando no público que consome conteúdo da internet em geral e das redes sociais em específico.

Ou seja: é um longa-metragem para aqueles que gostam de seguir os chamados influencers nas redes sociais. Não passou por nenhum cinema, estreou em algumas plataformas em maio e chega agora, finalmente, para a maior delas: a Netflix.

A história do filme acompanha seis desses influencers, que estão cansados da vida que levam na internet: reclamam que são alvos de mentiras, desinformação, invasão de privacidade, tudo depois que se tornaram estrelas em aplicativos como Instagram e TikTok. Todos eles dizem estar estressados e que precisam de uma pausa da vida complicada que estão levando por causa do bullying e da política de cancelamento das redes.

Lua, Bernardo, Lucas, Caetana, Gustavo e Olívia então alugam um barco para passar um fim de semana em uma ilha remota, longe de qualquer civilização e, principalmente, longe das redes sociais.

Um lugar sob medida para que os seis pudessem descansar e curtir a liberdade, sem a pressão que a internet exerce em suas vidas, e sem o medo de ser “cancelado”. Só que, como se espera de um suspense, as coisas não saem como um planejado.

Uma tempestade tropical chega na ilha, o que acaba com suas instalações. Eles sobrevivem, mas estão com pouca comida, sem energia elétrica e, principalmente, sem o barco que os levou até lá.

Como não há possibilidade de se conectar com o mundo para pedir ajuda, os seis precisam resolver como sobreviver até que alguma ajuda chegue, se é que vai chegar. Além disso, há outros mistérios que precisam ser resolvidos, ou evitados.

Não há nada mais a dizer a não ser que “Ilhados” poderia ser um bom filme, apesar de suas limitações, se não tentasse desafiar a nossa inteligência. Pode não ser culpa dos atores principais, influencers da vida real, mesmo que nenhum deles seja experiente com cinema e com a linguagem narrativa, mas com certeza é falha dos responsáveis técnicos que beiram, realmente, o amadorismo.

Veja o comentário completo no vídeo. O filme já está disponível no catálogo da Netflix.