Música

Morre Pete Way, baixista das bandas UFO e Waysted, aos 69 anos

O músico sofreu um acidente há cerca de dois meses, mas não resistiu aos ferimentos

Pete Way deixa um legado musical, principalmente para as bandas de heavy metal - Reprodução
Pete Way deixa um legado musical, principalmente para as bandas de heavy metal - Reprodução

Redação Publicado em 14/08/2020, às 21h54

Pete Way, baixista clássico de rock que fez parte de bandas cultuadas do gênero como UFO e Waysted (fundadas por ele), morreu aos 69 anos nesta sexta-feira (15/08).

A confirmação da morte do músico foi feita através de sua página oficial no Facebook. De acordo com o comunicado, ele sofreu um acidente há cerca de dois meses, mas não resistiu aos ferimentos e morreu as 11h35 (horário local da Inglaterra).

Ao seu lado na hora da morte estava Jenny, sua esposa.

Way é considerado um dos grandes músicos de rock, tendo fundado o UFO em 1969 ao lado de Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria) e Mick Bolton (guitarra). Na sequência também criou as bandas Waysted e The Pete Way Band.

No entanto, ele sempre é reconhecido por ter fundado a UFO, considerada uma das bandas fundadoras do heavy metal com suas performances cheias de energia.

"Suas linhas de baixo melódico sustentaram o catálogo de clássicos do rock duradouro sobre os quais a reputação e o legado da UFO foram fundados", disse o comunicado da morte de Way na rede social.

Músico prolífico, Way também colaborou com "Fast" Eddie Clark (Motörhead) na banda Fastway, que também contou com o baterista Pie Jerry Shirley (Humble) e o baixista da banda de Ozzy Osbourne, seu amigo de vários anos.

Ele, que recentemente lançou o solo Walking On The Edge com o produtor Mike Clink, também atuou como produtor. Ele trabalhou com Twisted Sister e Cockney Rejects.

Pete deixou duas filhas, Zowie e Charlotte, além de seu irmão mais novo, Neill.