Gastronomia com Heaven Delhaye

A Chef Heaven Delhaye ensina como aproveitar os restos da ceia natalina em uma nova receita

A Musa da Gastronomia ensina a evitar o desperdício Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia ( Foto e divulgação MF Models Assessoria ) Já mostrei uma receita de

Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia ( Foto e divulgação MF Models Assessoria )
Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia ( Foto e divulgação MF Models Assessoria )

Fabiano de Abreu Publicado em 28/12/2014, às 15h53

A Musa da Gastronomia ensina a evitar o desperdício

 

Heaven Delhaye – Musa da Gastronomia ( Foto e divulgação MF Models Assessoria )

 

Já mostrei uma receita de como aproveitar suas sobras do Panetone Natalina. Hoje vou te dar uma super sugestão de como usar as sobras do prato salgado, seja ele Peru, pernil, sobras de Bacalhau ou entao de Tender como pede nesta receita. Todos ficam incríveis nesta Strudel salgado, muito fácil de fazer, você compra a massa folhada já pronta no supermercado e usa as sobras que voce tiver na sua casa. Assim, esta delicia acaba sendo mais um trabalho de montagem do que outra coisa! Aproveite.

Faça strudel que reaproveita ingredientes da ceia

 

Strudel ( Foto e divulgação MF Models Assessoria )

 

INGREDIENTES

– 200 gr de Restos de tender (ou a mesma quantidade de outros alimentos salgados da ceia, como peru, chester, pernil ou bacalhau)
– 300 gr de Massa folhada laminada aberta, tamanho 25 x 40 cm  ( eu gosta da marca Arosa )
– 2 punhados de espinafre
– 4 dentes de alho
– 1 cebola
– 1 colher de sopa de açúcar integral
– 1/3 de pimenta dedo de moça
– 1 colher de sopa de açúcar integral
– 1 gema
– Folha de louro
– 1/2 xícara Uvas passas brancas
– Azeite
– Sal

MODO DE PREPARO

Pique os restos de tender em cubinhos.
Descasque e corte a cebola quadradinhos. Aqueça a frigideira com azeite e coloque a cebola para dourar. Acrescente uma folha de louro.
Corte em pedacinhos pequenos a pimenta dedo de moça e leve à frigideira para dourar junto com a cebola.
Quando a cebola estiver ‘caramelizando’, acrescente o açúcar integral. Atenção: é necessário ficar de olho no açúcar para não queimar e estragar a receita. 
Após 1 minuto, com a cebola dourada, entre com o Tender picado e mexa bem. Deixe dourando e depois desligue o fogo.
Em outra boca, frite os dentes de alhos espremidos em azeite aquecido. Quando o alho estiver dourando, entre com o espinafre. Depois, acrescente uvas passas e o sal. Quando o espinafre murchar, desligue o fogo.
MONTANDO O STRUDEL
Abra a massa folhada em uma tábua, deixando a parte com plástico para baixo. Para separar a massa em três partes, faça cortes de leve no sentido do comprimento apenas para marcar a divisão. No meio, é onde vai o recheio. As laterais serão as bordas.
Nas quatro extremidades, faça um corte de triângulo, que vai cruzar em sentido diagonal as divisões laterais. Então, faça tirinhas alinhadas ao triângulo por toda a extensão das divisões laterais.
Quando formar um triângulo nas partes inferiores das laterias, retire-o.
Coloque uma folha de papel manteiga que cubra toda a massa. Coloque a massa em uma assadeira, com o papel virado para baixo, e retire o plástico que estava embaixo da massa (agora está na parte de cima).
Recheie o centro da massa com o tender caramelizado e o espinafre com uvas passas por cima. Acrescente o queijo muçarela ralado e, por cima, o queijo parmesão ralado.
Na home de fechar o strudel, levante a parte inferior para cobrir o final dos recheios. Vá levantando as tirinhas para que elas cubram o recheio.
Pincele a superfície do strudel com uma gema e algumas gotinhas de água para ela ficar dourada.
Leve ao forno pré-aquecido a 220º graus até a massa crescer, dourar, ficar crocante e o queijo derreter em torno de 40 minutos. Aproveite…