GAMES

Museu do Ipiranga lança game como parte das comemorações do mês da Independência

Game do Museu do Ipiranga está disponível para Android, iOS, Windows, Mac e Xbox Series X/S e Xbox One

Jogo do Museu do Ipiranga está disponível gratuitamente em várias plataformas - Foto: Reprodução / Conteúdo Comunicação
Jogo do Museu do Ipiranga está disponível gratuitamente em várias plataformas - Foto: Reprodução / Conteúdo Comunicação

Redação Publicado em 25/09/2021, às 18h32

No mês da Independência, o Museu do Ipiranga preparou uma surpresa para o público que segue contando os dias para a reabertura da instituição, em setembro de 2022.

Trata-se do game MID – Museu do Ipiranga em Defesa, jogo single-player que pode ser baixado gratuitamente e jogado pelo aplicativo Museu do Ipiranga Virtual. Desenvolvido em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, o programa é compatível com as plataformas Android, iOS, Windows, Mac, Xbox Series X|S e Xbox One, e está disponível para download neste link.

Na narrativa do game, um experimento com uma inteligência artificial avançada saiu do controle, colocando os robôs em guerra com os humanos. As máquinas chegam à conclusão de que só o presente importa, e as informações do passado só atrapalham.

Elas planejam, então, acabar com toda história e sua preservação, e decidem voltar no tempo para roubar e destruir todo acervo do Museu do Ipiranga. Com a ajuda de um robô amigo, os jogadores devem pôr um fim ao plano dos robôs do futuro, garantindo a segurança e integridade do precioso acervo do Museu.

No aplicativo Museu do Ipiranga Virtual, usuários também podem realizar a montagem, em três níveis de dificuldade, de quebra-cabeças de obras que fazem parte do acervo do Novo Museu do Ipiranga, como as pinturas Desembarque de Cabral, de Oscar Pereira da Silva, Retrato de Maria Quitéria, de Domenico Failutti, e o famoso quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo.

Além disso, no menu do aplicativo, também há a opção “Visitar”, em que os usuários podem fazer um tour pelas áreas externas e internas do Museu e conhecer exposições que vão além dos espaços físicos da instituição, como Personagens da Independência, Cartões Postais de São Paulo e Dirigíveis de Santos Dumont.

No ambiente digital, além do lançamento do game, o Museu do Ipiranga deu início a uma série de vídeos sobre itens do acervo que poderão ser vistos em sua reabertura, como a famosa tela de Pedro Américo, Independência ou Morte, e a pedra fundamental, enterrada nos campos do Ipiranga para assinalar o lugar da proclamação de 1822.

Quem lidera este passeio pelo acervo é o ator, humorista e influenciador digital Ivan Mesquita, que viralizou em seu perfil do Instagram após contar a história da heroína da Independência na Bahia, Maria Quitéria, de forma descontraída e engraçada, usando o retrato dela pertencente ao acervo do Museu. Serão 12 vídeos a serem lançados mensalmente pelas redes sociais, até o momento da reabertura.

O Museu do Ipiranga também realizou diversas ações em comemoração ao Dia da Independência, no último 7 de setembro. A instituição lançou o pocket show João Bosco no Museu celebra Aldir Blanc, gravado dentro do Edifício-Monumento em reforma.

O vídeo mostra um passeio do músico por diversos ambientes do Museu, enquanto fala sobre seu parceiro homenageado e a instituição centenária. Dentre as ações especiais, também foi inaugurado um totem com um relógio em frente ao Museu com a contagem regressiva para a reabertura do espaço, que está prevista setembro de 2022.

Interface do jogo do Museu do Ipiranga - Foto: Reprodução / Conteúdo Comunicação
Interface do jogo do Museu do Ipiranga - Foto: Reprodução / Conteúdo Comunicação