Com o lançamento do trailer do live-action de The Last of Us, veja outros games adaptados
Redação Publicado em 26/09/2022, às 21h57
Com o avanço da tecnologia nos games, as histórias começaram a se tornar cada vez mais próximas da indústria cinematográfica. Com interpretações tão realistas quanto as grandes produções de Hollywood, os jogos eletrônicos já renderam alguns sucessos, seja na TV ou no cinema. Confira a seguir algumas dessas grandes adaptações que são – ou prometem ser – sucessos em ambas as mídias.
Criado por Ed Boon e John Tobias, um dos jogos mais polêmicos dos anos 1990 revolucionou por seus gráficos digitalizados baseados em filmagens de atores reais e foi uma das primeiras grandes adaptações dos games para o cinema. Em 1995, o jovem diretor Paul W. S. Anderson ficou responsável por adaptar a luta dos guerreiros do plano terreno para salvar a humanidade. O longa teve uma sequência em 1997 que não agradou muito e acabou ficando no forno por mais de 20 anos sem um novo filme. Em 2021, a franquia ganhou um reboot nos cinemas e o sucesso já garantiu outra sequência. Por conta da pandemia, o filme estreou simultaneamente no streaming e foi um dos mais assistidos na HBO Max durante o período.
O game de sucesso da Capcom foi lançado originalmente em 1996 e não demorou para chamar a atenção dos produtores de cinema. O primeiro roteiro do longa foi escrito por ninguém menos que George A. Romero, o pai dos filmes de zumbis, mas o trabalho acabou ficando novamente com Paul W. S. Anderson, que trabalhou anteriormente em Mortal Kombat. Por mais que as adaptações estreladas por Milla Jovovich não sejam fiéis aos jogos, é inegável que a franquia é uma das mais bem sucedidas nos games e nas telas. Os 6 filmes escritos por Paul renderam nada menos do que 1 bilhão de dólares em bilheteria, incentivando novas adaptações posteriores: três filmes e uma série em animação computadorizada e, mais recentemente, uma série live-action na Netflix.
O “Indiana Jones” dos games, Nathan Drake, tem um carisma inegável. Os jogos da franquia Uncharted narram a aventura do ladrão de relíquias em busca dos tesouros mais perigosos do planeta. Nos cinemas, o personagem foi interpretado por Tom Holland e estreou no início de 2022. E não é que o carisma de Drake caiu como uma luva com o intérprete do Homem-Aranha? Uncharted: Fora do Mapa fez nada menos que 400 milhões de dólares em bilheteria. O filme foi a primeira produção da PlayStation Productions, divisão da gigante dos games que ficará responsável pelas adaptações dos jogos exclusivos do console. Outros títulos como Twisted Metal, Ghost of Tsushima e Horizon: Zero Dawn também já estão em produção.
Um dos jogos mais aclamados da produtora Naughty Dog, The Last of Us tem uma história densa, sombria e emocionante que tocou o coração dos jogadores ao redor do mundo. Recentemente, o título foi relançado para PlayStation 5 com visuais aprimorados e diversas outras melhorias. Essa foi mais uma produção que claramente merecia uma adaptação live-action e a HBO não perdeu tempo em adquirir os direitos para realizar uma série. The Last of Us tem previsão de estreia para 2023 e será estrelado por Pedro Pascal como Joel e Bella Ramsey como Ellie. A produção conta com Neil Druckmann, diretor do jogo, que promete expandir a história e contar mais sobre o passado de Ellie. Outra curiosidade interessante é que os atores Troy Baker e Ashley Johnson – intérpretes originais de Ellie e Joel nos games – também estarão presentes no seriado.
Sendo um dos maiores clássicos da história dos games, obviamente Castlevania também merecia uma adaptação de respeito. Em meados de 2008, rumores invadiram a internet falando sobre uma possível estreia nos cinemas, também dirigida por Paul W. S. Anderson. A verdade é que esse projeto nunca saiu do papel e a Konami, produtora dos jogos, pouco falou sobre o assunto. Eis que, em 2017, a Netflix estreia com apenas quatro episódios uma série animada baseada na franquia. O sucesso fez com que o seriado fosse renovado por mais três temporadas com mais episódios e o resultado não poderia ser melhor. A história respeita as origens dos jogos e traz personagens marcantes, além de cenas de ação de encher os olhos e uma trilha sonora inspirada nos games originais. É um trabalho para nenhum fã botar defeito!
League of Legends é um jogo do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), no qual os jogadores se enfrentam em uma arena com o objetivo de destruir a base inimiga. Lançado originalmente em 2009, o título se tornou um sucesso absoluto até agora, tornando-se um dos precursores do surgimento dos esportes eletrônicos. Apesar de ter uma temática relativamente simples, a Riot, produtora do game, sempre caprichou no background dos novos personagens, enriquecendo cada vez mais a história daquele universo. Em 2021, a Netflix lançou a primeira temporada de Arcane, série animada que traz uma das personagens mais populares como protagonista: Jinx. Aclamado pela crítica e pelos jogadores, Arcane se destaca não só por apresentar uma boa história, mas também por seu estilo de animação steampunk, transformando cada frame em um quadro que merece ser pendurado na parede.
Nos anos 1990, Sonic travou uma batalha épica com seu rival direto: o encanador bigodudo Mario. Pode se dizer que a luta foi perdida, já que poucos anos depois da criação do ouriço, a Sega, criadora do personagem, acabou se retirando do mercado de consoles. Porém, quando o assunto é cinema, o porco-espinho mais rápido da cultura pop deu um show. Em 2020, Sonic ganhou sua primeira adaptação live-action e foi aclamada pelo público. Dois anos depois, Sonic 2 chegou aos cinemas, repetindo o sucesso do anterior e apresentando novos personagens dos games, como Tails e Knuckles. E parece que o sucesso não para, já que mais um filme do ouriço azul está confirmado. Somados, os dois longas acumulam mais de 700 milhões de dólares em bilheteria. Já Mario, bem, o ícone da Nintendo até ganhou um longa em 1993, mas o resultado foi, digamos, duvidoso...
COLUNISTAS