FAMOSOS

Mário Monjardim, dublador de Pernalonga e Salsicha, morre aos 86 anos

Mário Monjardim faz parte da história da dublagem brasileira, com personagens icônicos

Mário Monjardim morreu aos 86 anos; ele era amigo de Orlando Drummond - Foto: Reprodução / Instagram
Mário Monjardim morreu aos 86 anos; ele era amigo de Orlando Drummond - Foto: Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 30/07/2021, às 20h07

Mário Monjardim, icônico dublador de personagens inesquecíveis como Salsicha e Pernalonga, morreu nesta sexta-feira (30/07), aos 86 anos. A informação foi confirmada pela assessoria do artista no começo da noite.

Ele era amigo pessoal de Orlando Drummond, outro dublador essencial na história das artes brasileiras, que morreu nesta semana aos 101 anos. Mário também deu a voz brasileira a outros personagens que fazem parte da memória afetiva do público, como Capitão Caverna, Frangolino e outros tantos em uma longa carreira na área.

Ele nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1935. Começou a carreira em 1954, na Rádio Vitória, e em 1958 foi para o Rio de Janeiro trabalhar na Rádio Nacional. Em 1965, conseguiu trabalho como ator na Globo, fazendo parte do elenco de diversos humorísticos.

Mas seu trabalho mais marcante foi na dublagem: além de ser um profissional da voz, ele também foi diretor de dublagem e de projetos nos Estúdios Herbert Richers. Em 2020, ele teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Mário deixa a esposa, Branca Monjardim, e cinco filhos: Marcus, André, Júlio, Leyla e Mario.