FAMOSOS

Miguel Thiré homenageia o pai, Cecil Thiré: "Saudade que corrói meu peito"

Ator celebrou a vida de seu pai, que morreu aos 77 anos vítima do Mal de Parkinson

Miguel Thiré posta homenagem emocionante ao pai, Cecil Thiré, que morreu semana passada - Reprodução/Instagram
Miguel Thiré posta homenagem emocionante ao pai, Cecil Thiré, que morreu semana passada - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 12/10/2020, às 14h32

Miguel Thiré, filho do ator Cecil Thiré, publicou em seu Instagram uma homenagem emocionante ao pai com fotos de família e um texto em que explica sua relação com ele.

Cecil morreu aos 77 anos de idade enquanto dormia em sua casa no Humaitá, na manhã da última sexta-feira (09/10). Durante vários anos ele lutou contra o Mal de Parkinson. Ele era filho único da atriz Tônia Carrero (1922-2018) com o diretor de cinema e artista plástico Carlos Arthur Thiré.

Na postagem, feita no sábado (10/12), Miguel demonstrou toda a sua dor pela partida do pai. "E ele se foi ontem. Meu pai. Cecil Thiré, Cecíl Dirreis, seu Cecil, o grande ator, o premiado diretor de teatro, o careca da televisão, o amado e celebrado professor de interpretação da Cal, o que me levava ao sítio todo o final de semana e cozinhava enquanto jogávamos bola de gude entre seus pés", começou ele.

"Não estou falando só de um pai, mas de um mestre, para muitos e para mim. Quantas aulas de interpretação tive ao final de minhas peças ou cenas de novela. E quantos elogios carinhosos e críticas construtivas", seguiu Miguel em seu lamento.

Ele continuou elogiando o talento do pai. "Sabia dizer o que eu tinha pensado em cena, e, que se tivesse posto o foco na contracena, como resultaria melhor. E fazia um bacalhau como ninguém. E cismava que iriamos fazer sushi de truta, e nós fazíamos", rememorou.

Em seguida, Miguel lamentou a distância dos últimos anos, já que mora em Portugal. "Teve difícil vê-lo nos últimos anos, e eu me mudei para longe, para Lisboa. Sobre isso conversamos, dissemos tudo que tínhamos para dizer", disse.

"Eu tenho uma saudade que corrói meu peito desse pai das fotos, que me ensinou a cavalgar e que disse: 'ouve as opiniões mas pense sempre com sua cabeça' - Ou - Pai, posso subir naquele caminhão? (era alto), ao que ele respondia: 'subir pode, só não pode é cair! Se você cair vou ficar muito chateado'. E pronto, lá estava um pai sabendo ensinar-me a cuidar de mim. Eu subi naquele caminhão e não caí porque tomei um cuidado do caralho. Hoje subo meus caminhões por aí", destacou.

Miguel, que também é ator, agradeceu aos irmãos pelos cuidados com Cecil nos últimos anos, quando a doença o afetou de forma mais dura. "Acabei de estrear como diretor uma experiência imersiva chamada 'Alice, o outro lado da História'. E foi muito difícil fazer aquilo, e eu tive que cuidar muito para não cair desse caminhão gigante, e queria muito que ele tivesse visto o resultado. Acho que a partir de hoje ele vai ver. Mas de tudo, o que mais forte fica é o amor e união de seus 4 filhos que passaram, cada um da sua maneira, esses últimos anos dele a cuidar. Sou muito grato aos meus irmãos, e sou, mesmo, muito grato ao meu pai. Que belo pai que tive", finalizou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

E ele se foi ontem. Meu pai. Cecil Thiré, Cecíl Dirreis, seu Cecil, o grande ator, o premiado diretor de teatro, o careca da televisão, o amado e celebrado professor de interpretação da Cal, o que me levava ao Sítio todo o final de semana e cozinhava enquanto jogávamos bola de gude entre seus pés. Não estou falando só de um pai, mas de um mestre, para muitos e para mim. Quantas aulas de interpretação tive ao final de minhas peças ou cenas de novela. E quantos elogios carinhosos e críticas construtivas. Sabia dizer o que eu tinha pensado em cena, e, que se tivesse posto o foco na contracena, como resultaria melhor. E fazia um bacalhau como ninguém. E cismava que iriamos fazer sushi de Truta, e nós fazíamos. Teve difícil vê-lo nos últimos anos, e eu me mudei para longe, para Lisboa. Sobre isso conversamos, dissemos tudo que tínhamos pra dizer. Eu tenho uma saudade que corrói meu peito desse pai das fotos, que me ensinou a cavalgar e que disse “Ouve as opiniões mas pense sempre com sua cabeça”- Ou - Pai, posso subir naquele caminhão? (era alto), ao que ele respondia “subir pode, só não pode é cair! Se você cair vou ficar muito chateado” E pronto lá estava um pai sabendo ensinar-me a cuidar de mim. Eu subi naquele caminhão e não caí porque tomei um cuidado do caralho. Hoje subo meus caminhões por aí. Acabei de estrear como diretor uma experiência imersiva chamada “Alice, o outro lado da historia”. E foi muito difícil fazer aquilo, e eu tive que cuidar muito para não cair desse caminhão gigante, e queria muito que ele tivesse visto o resultado. Acho que a partir de hoje ele vai ver. Mas de tudo, o que mais forte fica é o amor e união de seus 4 filhos que passaram, cada um da sua maneira , esses últimos anos dele a cuidar. Sou muito grato aos meus irmãos, e sou , mesmo, muito grato ao meu pai. Que belo pai que tive.

Uma publicação compartilhada por Miguel Thiré (@thiremiguel) em