FAMOSOS

Frejat lembra último encontro com Cazuza: "Ele estava muito doente, foi pesado"

Cantor e compositor deu entrevista para Marcelo Tas e falou sobre os últimos momentos ao lado do amigo

Cazuza e Roberto Frejat: amizade rendeu dezenas de hits nos anos 80 - Reprodução
Cazuza e Roberto Frejat: amizade rendeu dezenas de hits nos anos 80 - Reprodução

Redação Publicado em 25/09/2020, às 14h01

Roberto Frejat foi o entrevistado desta semana no programa Provocações, exibido pela TV Cultura e apresentado por Marcelo Tas.

No papo, o músico relembrou os amigos que morreram jovens. "Triste ver gente que foi embora e que tinha muita coisa para vencer, produzir e criar", disse. Na sequência, ele relembrou os 30 anos da morte de seu amigo Cazuza, com quem fundou a banda Barão Vermelho, um dos maiores sucessos da década de 80.

Cazuza morreu vítima da AIDS em julho de 1990, aos 32 anos. Frejat falou sobre como foi o último encontro com o artista, pouco antes de sua morte.

"A última vez que o encontrei foi muito pesado. Foi na casa dele, fui visitá-lo. Cazuza estava muito doente, fraco. 'Meu Deus do céu, isso não é vida. Ninguém merece passar por isso', pensei. E ele foi embora três, quatro dias depois", recordou.

A luta de Cazuza contra a doença fez com que Frejat repensasse sobre sua própria vida, e também trouxe lições valiosas que ele carrega até hoje.

"A gente vive hoje uma pandemia, mas era como se naquela época tivesse uma pandemia virada para a classe artística. E naquele momento o que se sabia da doença ainda estava muito ligada a sexualidade. Perdemos muitos amigos. E se tem uma coisa que Cazuza me ensinou foi brigar até o fim. Tenho muito orgulho dele. Ele só largou a briga quando não tinha mais condição de brigar", lamentou.