FAMOSOS

"Fédro", com Reynaldo Gianecchini e José Celso Martinez Corrêa, ganha trailer oficial

"Fédro" participará da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nesta semana

Reynaldo Gianecchini e José Celso Martinez Correa se reúnem em "Fédro" - Foto: Reprodução
Reynaldo Gianecchini e José Celso Martinez Correa se reúnem em "Fédro" - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 19/10/2021, às 13h11 - Atualizado às 13h11

Fédro, primeiro longa-metragem de Marcelo Sebá, acaba de divulgar trailer oficial. O documentário foi selecionado para a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que este ano acontece de forma híbrida. A primeira sessão será domingo, dia 24 de outubro, às 20h30, no Espaço Itaú Frei Caneca.

Após 20 anos de Reynaldo Gianecchini ter deixado o Teatro Oficina, o longa marca o reencontro entre o ator e o diretor José Celso Martinez Corrêa. Uma primeira leitura de "Fedro", de Platão, é o gancho para o início do documentário. O filme é uma produção da Phaedrus.

No filme rodado em São Paulo, os dois passam o texto adaptado pelo diretor teatral, em que as reflexões filosóficas do diálogo entre Sócrates e o jovem Fédro acerca do amor, da beleza e do desejo nele contidas servem de disparadores para uma verdadeira aula.

Nesse reencontro, o afeto e a coragem ressurgem como lembranças, aprendizados e revisões da existência individual e coletiva. Zé é Sócrates e Gianecchini é Fedro, ou vice-versa, não há separação, há fusão dos corpos e das almas.

Ao contrário do que prega a "religião da psicanálise", que busca separar os corpos/individualidades pelas neuroses, negando o amor como estado de exceção, como fusão, o diretor e o ator, aos seus modos, negam essa cultura, essa política da neurose, do esquecimento da arte pelo amor. Veja o trailer: