FAMOSOS

Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters, revela que lê lábios há 20 anos e explica: "Sou surdo"

Dave Grohl revelou em entrevista a Howard Stern que está cada vez mais sem audição

Dave Grohl revelou que está ficando cada vez mais surdo - Foto: Reprodução / Instagram
Dave Grohl revelou que está ficando cada vez mais surdo - Foto: Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 22/02/2022, às 17h59 - Atualizado às 18h06

Dave Grohl, vocalista da banda Foo Fighters, revelou que está ficando cada vez mais surdo. O músico de 53 anos contou ao radialista Howard Stern que há cerca de 20 anos depende de leitura labial.

 "Eu leio lábios há 20 anos, então quando alguém vem até mim e as pessoas soam como (faz um ruído distorcido), eu digo, 'Eu sou um músico de rock. Eu sou surdo, não consigo ouvir o que você está dizendo", revelou o artista, que também é ex-baterista do Nirvana.

Em seguida, Dave explicou que a pandemia dificultou ainda mais a sua comunicação, já que o uso de máscaras o impediu de fazer a leitura labial, além de abafar as vozes e prejudicar a compreensão.

O cantor também disse que tem dificuldade em ouvir as pessoas em lugares públicos, mas que não passa por um exame nos ouvidos há vários anos. "Eu não os testo há muito tempo. Quero dizer, eu sei o que eles vão dizer: 'Você tem zumbido de dano auditivo no ouvido esquerdo, mais do que no ouvido direito'", relatou.

Ainda assim, Dave garantiu que consegue ouvir "as menores coisas" nas gravações de seus álbuns. "Meus ouvidos ainda estão sintonizados em certas frequências, e se eu ouvir algo que está um pouco desafinado, ou um prato que não é brilhante o suficiente ou algo assim, na mixagem, eu posso ouvir as minúcias de tudo o que fizemos na música, eu realmente posso", afirmou.

Apesar do problema auditivo, Dave disse que não usa protetores intra-auriculares para se apresentar nos shows. "Eu quero ouvir o público como, na minha frente e eu quero virar para poder ouvir Taylor (Hawkins) ali e ir aqui e ouvir Pat (Smear), e ir aqui e ouvir Chris (Shiflett) e coisas assim. Isso apenas mexe com sua compreensão espacial de onde você está no palco", detalhou.