FAMOSOS

Dani Moreno recebe diagnóstico de doença degenerativa: "Dor da morte"

Dani Moreno trata espondilite anquilosante com medicamento disponibilizado pelo SUS

Dani Moreno trata espondilite anquilosante - Foto: Reprodução / Instagram @dani_moreno
Dani Moreno trata espondilite anquilosante - Foto: Reprodução / Instagram @dani_moreno

Redação Publicado em 22/09/2021, às 11h07

A atriz Dani Moreno, conhecida por seus papéis em "Salve Jorge" "Gênesis" e Cúmplices de um Resgate", foi diagnosticada com espondilite anquilosante e comentou sobre o diagnóstico em sua conta no Instagram. Ela disse que, por descobrir a doença cedo, terá chances de prevenir graves sequelas.

Espondilite Anquilosante: doença autoimune degenerativa grave. Tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões. Causa dor intensa em repouso, também conhecida como dor da morte.

Ela prosseguiu seu desabafo: "Tenho desprazer em conhecê-la tão intimamente, EA. Você já dava sinais de que estava por aqui desde que eu era muito pequena. Inflamações e infecções diversas e repetidas; dificuldade em me sentir bem com alguns alimentos, especialmente o glúten; cansaço avassalador sem porquê nem pra quê; dores que me travavam o pescoço a ponto de colocar colar cervical aos 7 anos de idade; etc...
Como saberíamos? Como imaginaríamos que o marcador HLA B27 passaria de vó para mãe e de mãe para filha?".

Em seguida, explicou que teve vantagem ao descobrir a doença cedo. "Ao menos ganhei tempo. Recebi o diagnóstico precocemente e tenho a chance de prevenir sequelas graves que me limitariam numa idade mais avançada".

Há 6 meses a dor me acorda e ela só passa ao me exercitar. Eu sempre pedi para ter um motivo para acordar cedo e me exercitar, mas acho que desejei meio errado.

Dani continuou: "O próximo passo, é tomar as injeções imunossupressoras. Elas custam mais de 10 mil cada. Preciso de 2 por mês. E quem vai me salvar? Ele mesmo, o SUS".

"Já que você tá aqui, EA, te tiro pra dançar conforme a minha música, porque eu não sou do tipo que se deixa dominar por absolutamente nada. Vou aproveitar sua estadia eterna para trabalhar meu autoconhecimento profundamente, entrar em contato total e absoluto comigo e dominar meu corpo e minha mente. Eu te proíbo de achar que me controla", afirmou a atriz.

Por fim, lamentou: "De repente, meus pais se foram. De repente, acordei com uma doença que não tem cura. De repente, a vida passa e a gente aqui, se dando ao luxo de perder tempo reclamando dela. Eu não sei qual a sua realidade, mas eu te peço pra se amar e se cuidar o quanto puder. E amar aos seus também. Todos os dias e sempre".

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ᴅᴀɴɪ ᴍᴏʀᴇɴᴏ (@dani_moreno)