FAMOSOS

Coronavírus: Joaquin Phoenix pede a governador de Nova York para soltar presidiários por conta da pandemia

Ator premiado com o Oscar explicou que a disseminação do coronavírus nas prisões ameaça a saúde da população

Joaquin Phoenix em apelo ao governador de Nova York - Reprodução/Twitter
Joaquin Phoenix em apelo ao governador de Nova York - Reprodução/Twitter

Redação Publicado em 15/04/2020, às 10h57

Através da conta oficial da organização Release Aging People in Prison Campaign, o ator Joaquin Phoenix, premiado com o Oscar de Melhor Ator neste ano por seu papel em Coringa, pediu ao governador de Nova York que libere presidiários por causa da pandemia do novo coronavírus.

A organização pelo qual Joaquin fez seu apelo tem trabalhado para libertar presos idosos, mas nos últimos tempos tem defendido a preservação dos direitos humanos de presidiários durante a pandemia, que tem afetado os Estados Unidos com força desde o começo do mês de março.

Eles pedem que presos de menor periculosidade sejam libertados, para que não corram risco de contaminação com a nova doença, visto que em penitenciárias é muito difícil fazer o controle e a higienização adequada para evitar o contágio.

Phoenix, conhecido por ser um ferrenho ativista dos direitos humanos e dos animais, se juntou aos apelos feitos pela organização e gravou um vídeo para fazer o pedido a Andrew Cuomo, governador do estado onde há mais casos de contaminados pelo coronavírus do que em alguns grandes países, como o Brasil.

A publicação no Twitter trouxe a seguinte legenda: “Uma mensagem do ator vencedor do Oscar Joaquin Phoenix: ‘Estou ligando para o governador Cuomo para que ele aja em Nova York, concedendo clemência aos nova-iorquinos na prisão. A vida de muitas pessoas depende da ação dele. Ninguém merece morrer na prisão por COVID-19”.

Já no vídeo, o pr´oprio ator explica: "A disseminação do coronavírus nas prisões ameaça a saúde e a segurança de todos nós”.

Ele continua: "Quando você está encarcerado, não existe distanciamento social e garantir uma boa higiene não é uma opção. Os líderes devem fazer todo o possível para impedir que as pessoas encarceradas e os que trabalham nas prisões adoeçam e espalhem o vírus", frisou.

Veja o vídeo: