Dr. Mehmet Oz, Dr. Phil McGraw e Dr. Drew Pinsky, médicos conhecidos nos Estados Unidos, têm dado declarações controversas
Redação Publicado em 19/04/2020, às 12h22
Ellen Pompeo é uma das médicas mais famosas da história. No entanto, ela não é médica de verdade: a atriz interpreta a icônica Dra. Meredith Grey na famosa série de TV Grey’s Anatomy.
Ela, que sempre se mostrou engajada fora das telas, usou seu Twitter para criticar os “médicos celebridades” americanos que não só não estão ajudando a combater a pandemia do novo coronavírus, mas como também tem usado seu espaço na mídia para minimizar os riscos da doença.
Os alvos de Ellen em sua série de tweets foram Dr. Mehmet Oz, Dr. Phil McGraw e Dr. Drew Pinsky. Os três deram, recentemente, depoimentos em canais de TV minimizando os danos decorrentes da pandemia.
“Há muitas boas razões para ficarmos em casa… Uma delas é impedir a disseminação para enfermeiros, médicos e qualquer pessoa que trabalhe em serviço de limpeza hospitalar, manutenção, para diminuir os riscos”, disse Ellen no primeiro de seus tweets, incentivando as pessoas a ficarem em casa.
I love this because ...They have been so busy in their dressing rooms getting their faces powdered and worrying about their ratings ...they have no idea what doctors and healthcare professionals on the front lines actually do or they just don’t care https://t.co/x724OWeZLT
— Ellen Pompeo (@EllenPompeo) April 18, 2020
Em seguida, criticou. “Para os velhos doutores brancos da TV que dizem essas merdas egoístas… Que essa merda retorne para vocês, garotos preguiçosos, que isso chegue até suas bundas estúpidas em suas salas de estar e nos campos de golfe em que vocês moram. Velhos tolos e cansados”, alfinetou.
Ellen não parou por aí: “Vocês fizeram um juramento há muitos anos. Fazer declarações irresponsáveis nesse ambiente enquanto tantos profissionais da saúde estão sofrendo é desrespeitar esse juramento”.
Para ilustrar o que estava dizendo, a atriz compartilhou um tweet com as fotos de Oz, McGraw e Pink. “Eles têm andado tão ocupados em seus camarins, colocando maquiagens e preocupados com suas audiências… Eles não fazem ideia do que médicos e profissionais de saúde na linha de frente estão fazendo, ou então não se importam”, criticou.
Dr. Oz pediu desculpas públicas há alguns dias por ter declarado ao canal de TV Fox News que recomendava a abertura de escolas no meio da pandemia, sob a alegação de que isso resultaria em um índice de “apenas 2% ou 3% de mortalidade” de estudantes, professores e funcionários.
Dr. Phil foi amplamente criticado nas redes sociais após comparar as mais de 38 mil mortes nos EUA decorrentes da pandemia a mortes em acidentes de trânsito, por uso de cigarro e acidentes em piscinas públicas.
Dr. Drew também precisou pedir desculpas depois de minimizar as chances de contaminação por coronavírus dizendo que os riscos seriam menores que as chances de morrer sendo “atingido por meteoro”.
Até o momento, nenhum dos médicos criticados pela atriz se pronunciou publicamente sobre as declarações feitas por ela.
COLUNISTAS