FAMOSOS

Eddie Redmayne diz que não toparia fazer papel de mulher trans novamente: "Foi um erro"

Ator estrelou o elogiado filme "A Garota Dinamarquesa"

Eddie refletiu sobre seu atual posicionamento em razão de maior diversidade e representatividade - Foto: Reprodução/ Netflix
Eddie refletiu sobre seu atual posicionamento em razão de maior diversidade e representatividade - Foto: Reprodução/ Netflix

Redação Publicado em 22/11/2021, às 09h53 - Atualizado às 09h57

Eddie Redmayne revelou que, se fosse hoje, negaria o papel de Lili Elbe, mulher trans que interpretou em "A Garota Dinamarquesa" (2015), pelo qual foi indicado ao Oscar. O ator explicou os motivos de seu incômodo com o trabalho na produção. 

Ao jornal britânico "The Sunday Times", Eddie afirmou que não trabalharia no filme dirigido por Tom Hooper se fosse produzido hoje, refletindo seu atual posicionamento em razão de maior diversidade e representatividade na indústria cinematográfica.

As críticas ao filme na época de seu lançamento lamentaram a oportunidade de uma atriz trans interpretar a personagem, uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual na primeira metade do século 20.

Fiz esse filme com a melhor das intenções, mas acho que foi um erro. As discussões crescentes sobre as frustrações em torno de escolhas de elenco dizem respeito a representatividade. É preciso um nivelamento, caso contrário não avançaremos nesse debate.

Alicia Vikander, que viveu Gerda Wegener, esposa da personagem de Eddie, chegou a comentar recentemente sobre a polêmica sobre o trabalho do colega de elenco.

"Eu acho que Eddie fez um trabalho maravilhoso no papel. Eu entendo totalmente as críticas que estão por aí, porque precisamos fazer mudanças e ter certeza de que homens e mulheres trans de fato entrem em ação e consigam trabalho", relatou.

Ela fez uma ressalva: "Minha única preocupação é que possamos chegar a um ponto em que tenhamos mulheres e homens trans interpretando personagens cis. Porque isso é o principal", disse Vikander, que venceu o Oscar de Atriz Coadjuvante por seu papel no longa.