FAMOSOS

“Acostumei com a bolsa de colostomia”, afirma Luciano Szafir no The Noite

Luciano Szafir é o convidado de Danilo Gentili no The Noite desta quinta-feira (30/06)

Luciano Szafir falou sobre as consequências da covid-19 em entrevista ao The Noite - Foto: Lourival Ribeiro / SBT
Luciano Szafir falou sobre as consequências da covid-19 em entrevista ao The Noite - Foto: Lourival Ribeiro / SBT

Redação Publicado em 30/06/2022, às 15h06 - Atualizado às 15h12

Ator, modelo e apresentador, Luciano Szafir sobreviveu a uma série de cirurgias e internações nos últimos tempos. Ele participa do programa "The Noite" desta quinta-feira (30/06) para falar sobre os diagnósticos de covid-19, suas subsequentes complicações e como superou tudo isso.

“Um susto. Nunca esperei. Peguei covid algumas vezes. Confirmadas, quatro. Só uma vez foi pesada, que foi a que eu fiquei no hospital". Luciano recorda que percebeu a gravidade quando sentiu dificuldade para respirar. “Cheguei a 84% do pulmão tomado. Não fumo, não bebo. Tinha entrado em hospital uma vez na minha vida antes disso... (Me assustou). Muito, porque é muito rápido. Eu estava normal”.

Ele detalha como a doença se desdobrou em outras questões: “Já estava com o pulmão tomado e apareceu uma embolia pulmonar. Para tratar usei uma carga forte de anticoagulante. Só que meu intestino não aguentou tudo isso e rompeu, inflamou tudo. Morfina não dava conta. Me lembro de estar na UTI desesperado e pedir ‘alguém me apaga’”.

A situação, segundo ele, era gravíssima. “Para a minha mulher falaram: ‘olha, a gente vai entubar, vai colocar bolsa de colostomia, e liga para todo mundo pois a chance de ele sair vivo é menos de 15%’. Para mim, é claro, não falaram nada”.

Sobre o uso da bolsa de colostomia, lembra de ter recebido mensagens de apoio e, ao mesmo tempo, confissões de baixa autoestima devido ao uso da mesma, que o levaram a decidir desfilar na São Paulo Fashion Week expondo-a. “No início foram contra. Falei ‘é legal, sim, as pessoas precisam quebrar esse tabu’. Se eu visse uma pessoa assim eu ia estranhar por ignorância. Como eu era ignorante, imagino que muitas pessoas não saibam sobre o assunto”.

Danilo Gentili pergunta se houveram situações engraçadas e ele responde: "(Fiquei) Onze meses e meio. Acostumei com a bolsa de colostomia. Brincava com meus filhos. Um deles deu uma bica na bolsa e saiu tudo. Ou estava dirigindo fui arrumar o cinto e dei aquela batida. Você passa por situações constrangedoras. Estava em uma reunião e você não controla até mesmo os gases". Szafir relata ainda o momento dramático em que sentiu que estava tendo um ataque cardíaco: "eu não estava dopado, estava acordado. O coração para e você sente o sangue parar. Aí falei 'game over'... Foi uma arritmia, tive duas vezes".

O convidado lembra da vez em que escapou de um incêndio no apartamento em que morava com Xuxa e Sasha. "Tamanho era o calor que eu queimei cabelo, sobrancelha, não conseguia passar. Estava tão quente que me pendurei do 15º andar". Ele conta que, após conseguir sair, colocou o dedo na garganta para vomitar.

"Saiu uma poça de óleo diesel, preto, aí desmaiei e acordei na ambulância. Assim que abri o olho na ambulância, vi o Tony Ramos. Ele 'você tá bem?'. Eu falei 'acho que não, estou vendo o Tony Ramos'. Ele 'para de graça, minha filha mora aqui no prédio'", conta Luciano, que fala ainda sobre seu programa 'Casa Szafir', no ar pela VTV - afiliada do SBT - em que recebe em sua casa amigos e personalidades.

Luciano Szafir conversa com Danilo Gentili - Foto: Lourival Ribeiro / SBT
Luciano Szafir conversa com Danilo Gentili - Foto: Lourival Ribeiro / SBT