Ricardo Barguine (à esquerda) é tricampeão brasileiro de fisiculturismo - Créditos: Divulgação/ MF Models Convocado para representar o país no Mundial da Índia
Redação Publicado em 17/10/2014, às 08h04 - Atualizado às 22h14
Convocado para representar o país no Mundial da Índia de Fisiculturismo, em dezembro, o tricampeão brasileiro Ricardo Barguine foi amplamente elogiado pela Confederação Brasileira de Culturismo, Musculação e Fitness CBCM/WBPF pela forma direta e didática com que divulga a atividade.
“O maior problema do Fisiculturismo é a maneira rápida e até às vezes pouco saudável e pouco responsável com que as pessoas querem obter resultados”, explicou Ricardo, que é praticante do esporte há 21 anos.
Segundo o atleta, que é um dos maiores entendedores do assunto, a rotina de anos de treinamento ensinou que não dá para conquistar títulos de uma hora para a outra. “É preciso ter perseverança para enfrentar as dificuldades da maneira correta para colher os resultados no final do processo”, comentou.
“Acho muito simples para um atleta, principalmente para aquele que tem títulos, apenas pegar seus troféus, curtir o resultado do seu esforço e se preparar para a próxima competição. Esse jamais foi o meu objetivo! Aliás, competir foi uma consequência de 18 anos de dedicação ao esporte e entrei nesse mundo de campeonatos há pouco mais de 2 anos. Dei muito ‘murro em ponta de faca’, fiz coisas que hoje não faria mais, mas hoje me sinto na obrigação de dizer e tentar mostrar às pessoas que podemos sair da zona de conforto, voar mais alto, sem necessariamente entrar na zona de perigo”, explicou Ricardo.
“Mudar o conceito de alguma coisa na cabeça das pessoas não é tarefa simples e eu nem tenho essa intenção quando dou minhas palestras. Mas ninguém vai de uma ponta à outra de maneira contínua e sem romper obstáculos, dificuldades. Tenho um retorno positivo de inúmeras pessoas depois de mostrar alguns fatos. Mas o mais importante não é muito o que ouço, e sim o que vejo; o balançar de cabeça de maneira positiva das pessoas enquanto estão escutando. Isso, sim, me passa a impressão de que realmente a coisa funciona”, complementou.
Ricardo Barguine competirá com atletas de outros 50 países pelo título de Campeão Mundial em sua categoria no 6th World Championship – Mumbai/Índia, daqui a 8 semanas.
COLUNISTAS