FAMOSOS

Letras de Mamonas Assassinas e Chico Buarque tem muito mais em comum do que você imagina; vem ver

Um post publicado no Facebook em julho viralizou ao comparar as letras do grupo Mamonas Assassinas com as composições de Chico Buarque.

Post no Facebook compara Robocop Gay, dos Mamonas, com Construção, de Chico - Foto: Reprodução
Post no Facebook compara Robocop Gay, dos Mamonas, com Construção, de Chico - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 04/11/2019, às 13h44 - Atualizado às 13h48

Um post publicado no Facebook em julho viralizou no último fim de semana por trazer um tema inusitado: a qualidade das letras do grupo Mamonas Assassinas em comparação às composições de Chico Buarque.

O autor do texto, chamado Rodrigo Mesquita, o escreveu em 10 de julho, e desde então correu lentamente em compartilhamentos na web. No último fim de semana, porém, a publicação ganhou a internet, recebendo dezenas de comentários.

“O motorista da van que peguei hoje estava ouvindo Mamonas Assassinas enquanto dirigia feliz e contente rumo ao Vidigal e eu descobri algo fantástico que eu nunca tinha notado nas letras deles”, iniciou em seu texto. “Se você não nasceu numa época em que a seleção brasileira impunha respeito, provavelmente não sabe o que esses jovens representaram para o cenário musical da época”.

Mais à frente, ao falar sobre uma das canções mais conhecidas dos Mamonas Assassinas é que ele descobriu que era possível fazer frente a famosa Construção, música de Chico Buarque, por conta da forma como os versos foram construídos.

“Mas o mais surpreendente, que eu só descobri hoje nessa música do Robocop Gay, não foi nada disso. Foi uma coisa muito incomum nos seus primeiros versos: a maior parte deles termina com proparoxítonas!”, exclamou. “Se tu não fugiu das aulas de português, tu deve lembrar que proparoxítonas são as palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Ou, como gosto de dizer para meus alunos que ficam presos nessa questão: ‘É quando a sílaba que você mais grita numa palavra é a terceira de trás pra frente'”, explicou.

 

Comparando com Chico Buarque

Então, Rodrigo falou sobre a técnica usada por Dinho e Júlio Rasec, compositores de Robocop Gay: “Véi, olha essa por*a! Sério. Se tu quer ser escritor. Se tu quer ser poeta. Se tu quer investir em literatura. Olha essa por*a! Isso é um poema em oitava (estrofe de oito versos de rimas intercaladas) com sete sílabas. E ainda por cima usando proparoxítonas! Isso é difícil para caral*o! Porque rimas não são palavras que terminam com sílabas iguais. Rimas exigem que as tônicas sejam parecidas e o que vem depois delas se encaixe”.

Foi aí que entrou a comparação: “Pra cês terem uma ideia da grandeza disso, sabe qual outra música usa um esquema parecido? Uma de Chico Buarque! ‘Amou daquela vez como se fosse a última / Beijou sua mulher como se fosse a última / E cada filho seu como se fosse o único / E atravessou a rua com seu passo tímido’ (…) Essa música chamada “Construção” é considerada a mais overpower da MPB, porque ela tem uma construção (saca o trocadilho) muito complexa (fica mais fácil de entender quando tu pega a letra toda) e ainda usa só proparoxítonas nos finais de seus versos”.

 

Público atesta genialidade dos Mamonas

Nos comentários da postagem, muita gente concordou: “Eles eram geniais sim. A melhor parte é que o povo que critica o funk cantava eles e nem se dava conta”, disse uma. “Ai ai, Mamonas… nos faziam sorrir apenas com sua postura irreverente em qualquer programa. A saudade segue, mas ainda hoje conseguem me fazer rir e então envio uma prece e peço a Deus que a transforme em flores de luz onde quer que seus integrantes estejam”, escreveu outra.

“Como amante de poesia, sempre achei incrível a capacidade deles em usar a nossa língua. Já vi programas tentando traduzir as letras para inglês, por exemplo. Inútil. A beleza estava em todas essas características que o texto descreve tão bem, senão se torna bem rasa a mensagem. Pena que não tivemos a oportunidade de vê-los escrever poesia já mais maduros e talvez com outra pegada, e com a mesma genialidade”, afirmou mais uma.

Veja o post completo abaixo:

Ouça Robocob Gay, dos Mamonas Assassinas:

 

Ouça Construção, de Chico Buarque: