CURIOSIDADES

Dá para compensar o "dia do lixo" com exercício aeróbico no dia seguinte? Nutrólogo explica

O médico Rafael Soares responde se é possível compensar "dia do lixo" em dietas

Saiba se é possível compensar o "dia do lixo" com exercícios aeróbicos - Foto: Reprodução / Pixabay
Saiba se é possível compensar o "dia do lixo" com exercícios aeróbicos - Foto: Reprodução / Pixabay

Redação Publicado em 30/11/2021, às 19h05

As festas de Natal e Réveillon se aproximam, levando muitas pessoas a questionar se é possível compensar o “dia de lixo” com um exercício aeróbico mais intenso na manhã seguinte. O “dia de lixo”, é um nome popular atribuído para uma data de refeições desprovidas de moderação, como a visita a um rodízio de pizza, por exemplo.

Será que dá para compensar as calorias a mais ingeridas com um treino mais intenso no dia seguinte?

O médico nutrólogo e dermatologista Rafael Soares responde: "Não é possível compensar. Aquele dia em que fugimos muito da dieta, gera repercussões metabólicas que levam dias até que o organismo volte ao normal. Exagerar no exercício físico no dia seguinte, não vai trazer resultado algum”, explica.

Praticar exercícios intensos não irá resolver os malefícios que as calorias ingeridas repercutem no organismo: “pode até ser que a pessoa consiga eliminar mais água no dia seguinte ou ter algum tipo de resultado efêmero, mas não vai resolver os problemas dela” alerta o especialista em nutrologia.

Isso não quer dizer que seja necessário seguir a dieta absolutamente todo dia. Entretanto, é necessário planejamento e disciplina segundo Rafael Soares: “a pessoa pode sim ter uma ou duas refeições livres na semana, mas isso deve ser muito bem planejado”, pontua. Ou seja: se você é fã de um rodízio, planeje sua dieta e seu treino incluindo essa data de ingestão calórica maior que o recomendado.