CINEMA

Documentário sobre a pandemia de covid-19 no Brasil lança trailer; estreia acontece na Mostra de São Paulo

"O Tempo da Pandemia" é dirigido por Eduardo e Lauro Escorel e tem depoimento de Dráuzio Varella

Diretores de documentário conversam com Dráuzio Varella sobre a pandemia - Foto: Reprodução / Primeiro Plano
Diretores de documentário conversam com Dráuzio Varella sobre a pandemia - Foto: Reprodução / Primeiro Plano

Redação Publicado em 21/10/2021, às 11h21

O documentário "SARS-CoV-2 / O Tempo da Pandemia", dirigido por Eduardo Escorel e Lauro Escorel, divulgou nesta quinta-feira (21/10) o seu primeiro trailer e o cartaz oficial da produção.

Selecionado para a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa fará sua pré-estreia mundial no evento no dia 30 de outubro, às 20h15, no Cinesesc. O filme entrevista médicos e especialistas em saúde pública que, sob a liderança de Paulo Chapchap, aceitam a missão de colaborar no combate ao coronavírus e integrar a iniciativa Todos pela Saúde.

Chapchap convida Drauzio Varella, Eugênio Vilaça, Gonzalo Vecina, Maurício Ceschin, Pedro Barbosa e Sidney Klajner para decidir que medidas tomar com o objetivo de salvar vidas.

No trailer, os médicos avaliam o caráter trágico e inesperado da pandemia, além dos altos índices de mortes que assolaram a população. As dificuldades de gestão também são pauta do debate, bem como a dificuldade em se manter otimista.

Gonçalo Vecina avalia que "o vírus veio nos mostrar como nós somos uma sociedade desigual e o que mata não é ele, é a desigualdade". Drauzio Varella ressalta a necessidade de "entendermos que a desigualdade social não é um destino final do Brasil". Já Paulo Chapchap relembra a colapso da saúde ocorrido em Manaus devido à falta de um simples equipamento.

Além dos depoimentos do comitê gestor, o filme reúne relatos emocionantes de sete profissionais da linha de frente, atuantes em São Paulo e Manaus, sobre a experiência de cuidar de pacientes e idosos durante a pandemia de Covid-19.

O documentário foi rodado em abril e maio de 2021, o que exigiu cuidados especiais da equipe em relação aos protocolos sanitários e logística necessária para as filmagens em São Paulo e Manaus, além de uma diária em Belo Horizonte. A montagem também foi feita à distância, com um dia presencial em uma ilha de edição.

Seis dos sete médicos e especialistas integrantes do comitê gestor do Todos pela Saúde foram entrevistados em um teatro, em São Paulo; o sétimo integrante do comitê, em um estúdio, em Belo Horizonte.

Os sete profissionais da linha de frente foram acompanhados, de forma geral, em seus locais de trabalho – hospitais, uma instituição de longa de permanência de idosos, em Manaus e São Paulo. Além disso, locais no Estado de São Paulo e Amazonas, relacionados aos eventos, desde a nova fábrica de vacina do Instituto Butantan, ao cemitério em Manaus e à usina de oxigênio em Tefé, entre outros, também compõem o documentário.

Documentário sobre a pandemia no Brasil ganhou cartaz - Foto: Reprodução/Primeiro Plano
Documentário sobre a pandemia no Brasil ganhou cartaz - Foto: Reprodução/Primeiro Plano