CINEMA

Sociedade de Efeitos Visuais se irrita com brincadeira de apresentadores no Oscar 2020

A Sociedade Americana de Efeitos Visuais está bem irritada com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade que entrega os Oscars.

James Corden e Rebel Wilson, que estiveram em Cats, tiram sarro do filme no palco do Oscar - Foto: Reprodução
James Corden e Rebel Wilson, que estiveram em Cats, tiram sarro do filme no palco do Oscar - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 12/02/2020, às 08h00

A Sociedade Americana de Efeitos Visuais está bem irritada com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, entidade que entrega os Oscars.

Tudo porque, durante a entrega dos prêmios de Efeitos Visuais na premiação que aconteceu no último domingo (09/02), os apresentadores James Corden e Rebel Wilson tiraram sarro da categoria por conta do filme Cats, do qual os dois fizeram parte.

“Como membros do elenco de Cats, ninguém mais do que nós entende a importância de bons efeitos visuais!”, disseram os dois no palco, vestidos de gatos para lembrar o filme, que foi um desastre de público e crítica, especialmente por conta de seus efeitos falhos.

A Sociedade de Efeitos Visuais, no entanto, não riu da piada e soltou um comunicado, onde diz, entre outras coisas, que “os melhores efeitos visuais do mundo não compensarão uma história mal contada”.

“Em uma noite que trata de homenagear o trabalho de artistas talentosos, é imensamente decepcionante que a Academia tenha feito dos efeitos visuais o alvo de uma piada”, disse a VES (Visual Effects Society) em comunicado publicado na segunda-feira (10/01). “Ela degradou a comunidade global de profissionais especializados em efeitos visuais, que realizam um trabalho excelente, desafiador e visualmente impressionante para alcançar a visão dos cineastas”.

Veja a declaração completa da Sociedade, criticando a piada da Academia:

“A Visual Effects Society está focada em reconhecer, avançar e honrar os efeitos visuais como uma forma de arte – e garantir que os homens e mulheres que trabalham em efeitos visuais sejam valorizados adequadamente.

Ontem à noite, ao apresentar o Oscar de Efeitos Visuais, os produtores optaram por tornar os efeitos visuais o ponto de partida (para uma piada) e sugeriram que os efeitos ruins fossem os culpados pelo fraco desempenho do filme Cats. Os melhores efeitos visuais do mundo não compensarão uma história mal contada.

Em uma noite em que se trata de homenagear o trabalho de artistas talentosos, é imensamente decepcionante que a Academia tenha feito dos efeitos visuais o alvo de uma piada. Ela degradou a comunidade global de profissionais especializados em efeitos visuais, que realizam um trabalho excelente, desafiador e visualmente impressionante para alcançar a visão dos cineastas.

Nossos artistas, técnicos e inovadores merecem respeito por suas notáveis ​​contribuições ao entretenimento filmado e não devem ser apresentados como um bode expiatório conveniente demais para rir.

No futuro, esperamos que a Academia honre adequadamente o ofício de efeitos visuais – e todos os ofícios, incluindo cinematografia e edição de filmes – porque todos nós o merecemos”.