Gustavo Rocha e Matheus Mazzafera são acusados de racismo e criticados nas redes sociais

O influencer deu uma entrevista ao apresentador, publicada na manhã desta segunda (16/11) que virou polêmica

Redação Publicado em 16/11/2020, às 13h57

Gustavo Rocha e Matheus Mazzafera: envolvidos em polêmica sobre racismo - Reprodução/Instagram

Um vídeo publicado na manhã desta segunda-feira (16/11) acabou viralizando no Twitter por conta de uma declaração controversa do apresentador Matheus Mazzafera e de seu entrevistado, o influencer Gustavo Rocha.

No vídeo, eles debatem sobre o estilo de homens que costumam escolher para namorar. No entanto, a forma que eles encontraram para falar sobre homens pretos acabou sendo o motivo da polêmica.

Tudo começou quando Mazzafera questionou Gustavo sobre a questão. O influencer -- que assumiu sua homossexualidade recentemente -- disse gostar de homens ao estilo "maloka". De acordo com os dicionários informais disponíveis na web, o termo retrata homens à margem da sociedade, mal cuidados, de periferia.

"Quanto mais estragado for, melhor. Para namorar não, mas eu sinto atração pelos 'malokas'", afirmou Gustavo. Mazzafera riu da frase dita por seu entrevistado e emendou: "Eu sempre gosto dos tatuados, mas meu ex-namorado é loiro e branquinho", disse.

Gustavo ainda complementou sua fala: "Para namorar, não. Não é meu estilo".

Imediatamente, vários internautas no Twitter repercutiram a fala dos dois, levando o nome de Gustavo aos Trending Topics durante toda a manhã. 

No começo da tarde, Gustavo e Mazzafera usaram suas contas no Twitter para se retratar.

Eu abomino qualquer tipo de racismo e meus seguidores sabem disto. Acusar uma pessoa de racismo é sério e é crime.

Mas como eu estou neste mundo para compartilhar amor, não me incomodo nem um pouco de pedir perdão a quem ficou magoado - minha intenção jamais foi essa.

— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020

Ao final do vídeo, quando digo “comigo é assim também”, eu me refiro ao fato de sentir atração por um estilo de homem e acabar namorando outro. Nunca me referi à cor da pele.

— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020

Mas entendi que não é sobre o que EU PENSO, ou o que EU ACHO. Não sou eu que sofro com isso e não é meu local de fala. Me desculpem pelo erro e pela fala infeliz. Nunca foi essa a minha intenção. Perdão.

— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020

Gostaria de pedir desculpas! Me expressei mal. Quis dizer que eu acho mais bonito homem com tatuagem, eu por exemplo estou fazendo varias. E meu ex namorado nao tinha nenhuma tatuagem. Eu dizer isso. Me desculpa por expressar mal

— Matheus Mazzafera (@matmazzafera) November 16, 2020

Confira algumas das reações:

gustavo rocha sendo racista... fetichizando homens não-brancos e falando que não serviria pra namorar pessoas não-brancas, além de utilizar a palavra "estragado" pra se referir a essas pessoas.
o racismo bem escancarado https://t.co/ewI1hLJEkc

— giovanni: HOLIDAY (@nextlvlgio) November 16, 2020

Oi @gusrochaa! Tudo bem?
Quando você resolveu sair publicamente do armário, eu solidarizei porque entendo o processo. Você foi atacado e passei a te seguir porque achava que você precisaria de apoio. Sei lá.

MAS QUE MERDA DE DIÁLOGO É ESSE? pic.twitter.com/s6QPfuECB7

— B Ξ N I 🏳️‍🌈 (@benifalcone) November 16, 2020

Gustavo Rocha e Matheus Mazzafera daqui a pouco
pic.twitter.com/UUhGVpOh3d

— Hetero curioso 🦅 (@ScorpLouis) November 16, 2020

Gustavo Rocha representa muito a comunidade gay. Muitos ficariam/ficam com homens fora do padrão, mas pra namorar e apresentar para a família e amigos só serve se for cis, sem deficiência, branco e heteronormativo.

— Tiago ♿ (@tiagowsx) November 16, 2020

Vocês podem trocar o engajamento que estão dando para Gustavo Rocha falando merda e dar atenção aos vereadores e vereadoras trans que venceram as eleições municipais por todo o País, por exemplo pic.twitter.com/sHtKRCSmLX

— gab (@likeaprayersx) November 16, 2020

0 surpresa em ver matheus mazzafera e gustavo rocha reproduzindo e reforçando uma estrutura racista e nojenta q infelizmente fez e faz parte da vida d quem é preto LGBT

problema é q as pessoas normalizam e transforma em conceito

e ai quem engole as consequências disso somos nós

— guaralud (@blckklucas) November 16, 2020
Matheus Mazzafera Gustavo Rocha