Os moradores de uma cidade no Arizona, Estados Unidos, estranharam quando ficaram sem energia de repente nesta semana. Não demorou muito para descobrirem a verdadeira causa do "apagão": um curso ficou preso em um poste de energia.
O caso aconteceu na segunda-feira (07/06), mas só ganhou notoriedade agora: a Sulphur Springs Valley Electric Cooperative (SSVEC) recebeu o chamado sobre a falta de energia e, ao descobrir o motivo, mandou dois funcionários para resolver a situação.
Werner Neubauer, um dos funcionários da companhia, foi quem desligou a chave de energia para evitar que o animal sofresse um choque, possivelmente fatal. "O urso estava em uma posição muito perigosa. Poderia facilmente ter sido eletrocutado. Ele estava bem perto de uma fase energizada a 7.500 volts", explicou ele para a Fox News norte-americana.
Asssim que cortou a energia, Neubauer subiu no poste para tentar convencer o urso a descer -- no entanto, o enorme animal não parecia muito disposto. Um vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra o funcionário "conversando" com o urso, tentando fazer com que ele descesse.
Em uma das tentativas, Neubauer tentou usar uma vara para empurrar o urso, que tentou morder o objeto. Pouco tempo depois, ele acabou se convencendo e desceu, sem nenhum machucado.
A cidade ficou sem energia por 15 minutos devido ao incidente, e não é a primeira vez que a situação acontece em uma cidade do Arizona: há poucas semanas, um outro urso subiu em um poste de energia, causando transtornos para a população.
Warner Newbauer and Efren Gallego
of the Sulphur Spring Valley Electric Co-op coaxing a young bear off a utility pole in Willcox yesterday.
They cut power to the pole before going up in their boom truck basket. The bear, likely startled up the pole, then moved off uninjured. pic.twitter.com/BIjetTHsja
— AZ Game & Fish Dept (@azgfdTucson) June 8, 2021