Filme que acompanha LGBTQI+ pelas ruas de São Paulo é selecionado para festival francês

Para onde voam as feiticeiras, de Eliane Caffé, Beto Amaral e Carla Caffé - Foto: Reprodução/Henrique Hennies Para onde voam as feiticeiras, de Eliane Caffé,

Redação Publicado em 10/03/2020, às 15h06

Para onde voam as feiticeiras, de Eliane Caffé, Beto Amaral e Carla Caffé - Foto: Reprodução/Henrique Hennies

Para onde voam as feiticeiras, de Eliane Caffé, Beto Amaral e Carla Caffé, foi selecionado para a 32ª edição do Festival de Cinema Latino‑Americano de Toulouse, que acontece entre 20 e 29 de março, na França.

O filme, que compete na categoria Longa-metragem Documentário, será exibido segunda-feira, dia 23 de março, às 18h30, no ABC, e quinta-feira, 26 de março, às 13h20, no Cinémathèque salle 1. Eliane Caffé e Beto Amaral estarão presentes nas sessões, que marcam a estreia mundial do filme. A produção é da Aurora Filmes em coprodução com Cisma Produções.

 

O longa propõe uma interação direta e encenações de LGBTQI+ nas ruas do centro de São Paulo. O diálogo busca uma experiência cinematográfica a fim de provocar e refletir sobre a história do preconceito no Brasil, desde a colonização aos dias atuais.

No centro da narrativa polifônica criada junto aos diferentes segmentos e lutas presentes no filme está a importância das alianças políticas entre os movimentos de resistência negra, indígena, LGBTQI+ e de ocupação urbana dos trabalhadores sem-teto.

O documentário entrelaça realidade e ficção para fazer emergir as camadas mais sutis, profundas e enraizadas do preconceito.

 

Esta é a estreia na direção de um longa-metragem de Beto Amaral, produtor de Partida, O Banquete, Vazante (onde também foi co-roteirista) e Insolação. É o segundo trabalho que Carla Caffé e Eliane Caffé fazem juntas, depois de Era o Hotel Cambridge, longa que competiu na mesma categoria do festival em 2017.

Além da direção, Carla também assina a direção de arte e Eliane, a montagem do longa. Carla foi responsável pela direção de arte dos filmes Central do Brasil, Narradores de Javé e O Primeiro Dia. Já Eliane assinou a direção e roteiro de O Sol do Meio Dia, Narradores de Javé, entre outros. O filme conta com a participação especial de Judith Butler e traz no elenco nomes como Ave Terrena Alves, Fernanda Ferreira Ailish, Gabriel Lodi, Mariano Mattos Martins, Preta Ferreira, Thata Lopes Wan Gomez.

 

Para onde voam as feiticeiras Eliane Caffé Carla Caffé Beto Amaral