Crítica: Vice é um filme gigante, uma das melhores estreias do começo de 2019

Christian Bale tranformado em Dick Cheney - Foto; Reprodução/Annapurna Pictures O filme Vice chegou com tudo na disputa pelo Oscar 2019! O longa dirigido por

Redação Publicado em 02/02/2019, às 04h48 - Atualizado às 05h02

Christian Bale tranformado em Dick Cheney - Foto; Reprodução/Annapurna Pictures

O filme Vice chegou com tudo na disputa pelo Oscar 2019!

O longa dirigido por Adam McKay recebeu 8 indicações ao prêmio máximo da indústria cinematográfica americana: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Maquiagem. Ufa! Isso sem contar as vitórias que já obteve, principalmente para o ator principal, Christian Bale, que interpreta aqui o ex-vice presidente americano Dick Cheney – provavelmente o vice mais poderoso da história da humanidade.

No filme, Cheney é descrito como um homem sem futuro, que é pressionado pela esposa Lyn Cheney (Amy Adams) a decidir o que fazer de sua vida. Sem qualquer carisma ou atributo que o fizesse se destacar, ele acaba se decidindo por um estágio na Casa Branca, onde conhece Donald Rumsfeld – aqui, interpretado por Steve Carell de forma sublime. O político tem um carisma inegável e cavou seu lugar em Washington com destreza e, principalmente, quietude. Cheney aprendeu com ele e criou asas próprias, crescendo cada vez mais nos escalões do poder até chegar ao posto de vice-presidente dos Estados Unidos, onde foi o verdadeiro manda-chuva, ao contrário de George W. Bush (papel de Sam Rockwell, vencedor do Oscar de Coadjuvante no ano passado), que é inexperiente e inábil para o cargo.

O diretor McKay usa toda a sua experiência em comédia para fazer rir da trajetória de Cheney. Ao mesmo tempo, ele também provoca reflexão: como a sociedade permitiu que um predador político, mais interessado em lucrar para si e para seus amigos, chegasse a ter tanto poder nas mãos? Evidentemente, o longa faz paralelos com a política atual, cuja carapuça pode servir para qualquer lugar do planeta – inclusive do Brasil.

Entretanto, o ponto alto de Vice está nas atuações. Amy Adams, Steve Carell e Sam Rockwell estão perfeitos em seus papéis, mas quem brilha é Christian Bale. Mais uma vez ele se transforma para o papel, engordando e fazendo exercícios para fazer seu pescoço engrossar e se aproximar do personagem real. Além disso, contou com dezenas de próteses e extensa maquiagem. Só que o principal está no profundo mergulho que ele deu para compor Cheney da maneira mais fiel possível. É praticamente impossível dissociar a pessoa real do personagem para o filme, tamanha é a fidelidade da interpretação. Um trabalho de mestre, que certamente merece ser o favorito do ano ao Oscar.

Vice, além de tudo isso, traz um roteiro esperto que brinca com a nossa percepção do que é real e do que é encenado. Tendo um narrador, interpretado por Jesse Plemons, que mais tarde se revelará importante para a história, o filme usa esse artifício de forma originalíssima, ganhando muitos pontos por isso.

Enfim: pare o que está fazendo e vá assistir Vice no cinema. Com certeza você vai rir muito – e também parar para refletir a que ponto os Estados Unidos (e o mundo todo) se permitiu chegar por conta da ambição de um único homem.

Vice filme Steve Carell Christian Bale Amy Adams critica Vice Adam McKay

Leia também

Christian Bale afirma que pode morrer se continuar mudando seu físico para personagens no cinema


Roma e A Favorita dominam na entrega do BAFTA 2019


Alfonso Cuarón vence o DGA e pavimenta o caminho rumo ao seu segundo Oscar