CINEMA

Aos Olhos de Ernesto entra na competição do Festival Internacional de Cine de Punta Del Este

Aos Olhos de Ernesto entra na competição do Festival Internacional de Cine de Punta Del Este - Foto: Reprodução Premiado pela crítica na 43ª Mostra

Aos Olhos de Ernesto entra na competição do Festival Internacional de Cine de Punta Del Este - Foto: Reprodução
Aos Olhos de Ernesto entra na competição do Festival Internacional de Cine de Punta Del Este - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 05/02/2020, às 08h10

 

Ressignificando a solidão

Na trama, a solidão, a amizade, o amor e as redescobertas na terceira idade permeiam a história de Ernesto, vivido pelo ator uruguaio Jorge Bolani. Aos 78 anos, o personagem, ex-fotógrafo uruguaio, se depara com uma crescente cegueira e as limitações diversas que acompanham a avançada idade.

Viúvo e pai de filho único – Ramiro (Julio Andrade), que vive longe -, Ernesto ressignifica sua vida e os padrões da velhice ao conhecer a jovem Bia (Gabriela Poester), que o ajuda, até mesmo a reencontrar um grande amor.

Também no elenco, Jorge d’Elia, como Javier, o vizinho de Ernesto; Glória Demassi, que vive Lucía, o amor uruguaio do protagonista; e as participações de Mirna Spritzer, Áurea Baptista, Janaina Kremer, Celina Alcântara e Marcos Contreras.

 “Aos Olhos de Ernesto é um filme humanista. A melancolia, o lirismo e o humor fazem parte tanto da condução do drama como na composição das imagens e dos personagens. A mesma melancolia, lirismo e humor presentes na literatura de Mario Benedetti. A companhia fresca e afetiva de Bia faz Ernesto repensar a maneira como ele envelhece. Momentos sombrios são substituídos pelo sol e pela vida. Um filme para se defender que há muito a ser vivido, mesmo aos 78 anos”, comentou a diretora.