CINEMA

Indicação dupla de Scarlett Johansson ao Oscar não é novidade; veja outros casos

Indicação dupla de Scarlett Johansson ao Oscar não é novidade; veja outros casos - Foto: Reprodução Muita gente se irritou nesta segunda-feira (13/01) por causa

Indicação dupla de Scarlett Johansson ao Oscar não é novidade; veja outros casos - Foto: Reprodução
Indicação dupla de Scarlett Johansson ao Oscar não é novidade; veja outros casos - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 14/01/2020, às 09h00

Muita gente se irritou nesta segunda-feira (13/01) por causa da indicação dupla de Scarlett Johansson no Oscar 2020. Ela foi lembrada nas categorias de Melhor Atriz (por História de Um Casamento) e Melhor Atriz Coadjuvante (por Jojo Rabbit).

Apesar da gritaria nas redes sociais, as duas indicações para a estrela – que nunca havia sido indicada antes ao prêmio máximo da Academia – foram merecidas. Johansson está em um ano de graça: além dos trabalhos reconhecidos no Oscar, ela também participa do filme com maior bilheteria em todos os tempos, Vingadores: Ultimato, que quase chegou aos 3 bilhões no ano passado.

Mas a grita foi intensa no Twitter:


Nós, do CENAPOP, vamos relembrar você, leitor, de alguns casos em que um ator obteve indicação dupla assim como Scarlett. Houveram outros, como Sigourney Weaver em 1989, Holly Hunter e Emma Thompson em 1994, Julianne Moore em 2003 e Cate Blanchett em 2008. Mas abaixo, citamos os principais. Veja só:

 

Fay Bainter (1939)

Fay Bainter – Foto: Reprodução

A primeira vez que isso aconteceu foi em 1939. Fay Bainter foi indicada a Melhor Atriz por Novos Horizontes, e Melhor Atriz Coadjuvante por Jezebel. Ela ganhou como Coadjuvante, mas perdeu a categoria principal para sua co-estrela de Jezebel, a icônica Bette Davis.

 

Teresa Wright (1943)

Teresa Wright – Foto: Reprodução

Quatro anos depois, a história se repetiu: Teresa Wright teve o desempenho lembrado na categoria de Melhor Atriz, por Ídolo, Amante e Herói, e Melhor Atriz Coadjuvante por Rosa da Esperança. E mais uma vez, a atriz nessa posição ganhou o prêmio como Coadjuvante, mas perdeu a categoria principal. Neste caso, para Greer Garson, sua co-estrela em Rosa da Esperança.

 

Barry Fitzgerald (1945)

Barry Fitzgerald – Foto: Reprodução

Dois anos depois de Teresa Wright, um caso inusitado: Barry Fitzgerald foi indicado ao Oscar de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante pelo mesmo filme, O Bom Pastor. Ele ganhou como Coadjuvante, mas perdeu o prêmio como principal para Bing Crosby, com quem ele dividiu a tela no mesmo longa. Por causa dele, a Academia instituiu a regra de que um ator ou atriz não pode ser indicado em duas categorias diferentes pela mesma performance.

 

Jessica Lange (1983)

Jessica Lange – Foto: Reprodução

A dupla indicação só voltou a acontecer 37 anos depois, com Jessica Lange sendo indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação em Frances e como Melhor Atriz Coadjuvante por Tootsie. Mais uma vez, o artista nessa posição levou o prêmio como Coadjuvante. Lange perdeu para Meryl Streep, que ganhava seu primeiro Oscar como protagonista, pelo filme A Escolha de Sofia.

 

Al Pacino (1993)

Al Pacino – Foto: Reprodução

Na década de 90, quem teve uma dupla indicação no Oscar foi o grande Al Pacino. Ele foi indicado como Melhor Ator por Perfume de Mulher e como Melhor Ator Coadjuvante por O Sucesso a Qualquer Preço. Neste caso a ordem se inverteu: o ator ganhou o prêmio como ator principal e perdeu a disputa pela estatueta de coadjuvante para Gene Hackman, pelo filme Os Imperdoáveis, de Clint Eastwood.

 

Jamie Foxx (2005)

Jamie Foxx – Foto: Reprodução

Já nos anos 2000, o melhor exemplo de dupla indicação foi para Jamie Foxx. Ele teve suas duas únicas lembranças da Academia em 2005, quando disputou como Melhor Ator por Ray e Melhor Ator Coadjuvante por Colateral. Ele acabou levando o prêmio por sua visceral interpretação de Ray Charles no filme dirigido por Taylor Hackford. Na outra categoria, ele perdeu para Morgan Freeman, de Menina de Ouro (também dirigido por Eastwood).