CINEMA

O Irlandês: Uma análise sobre o filme, curiosidades e o enredo explicado

O Irlandês é o maior lançamento da Netflix neste ano. Pouca gente sabia, no entanto, quem era Frank Sheeran antes da produção começar a ser rodada.

Robert de Niro como Frank Sheeran, em O Irlandês - Foto: Reprodução/Netflix
Robert de Niro como Frank Sheeran, em O Irlandês - Foto: Reprodução/Netflix

Redação Publicado em 27/11/2019, às 21h22

O Irlandês é, sem dúvida, o maior lançamento da Netflix neste ano. Pouca gente sabia, no entanto, quem era Frank Sheeran antes da produção começar a ser rodada.

O personagem de Robert de Niro existiu mesmo, assim como praticamente todos os que apareceram interagindo com ele no filme. É sobre isso que Luiz Henrique Oliveira, do Cinco Tons, fala no vídeo abaixo: conta algumas curiosidades sobre Sheeran, além de explicar quais foram as intenções de Martin Scorsese ao produzir O Irlandês. E claro, faz uma análise crítica a respeito dessa que é a nova obra-prima do veterano diretor.

Assim como seus “filmes de gângster” anteriores, Scorsese fez em O Irlandês um estudo sobre como o poder pode embaçar a lealdade e a amizade em nome do crime. Sheeran, veterano de guerra, acaba entrando para a máfia italiana nos Estados Unidos, mas não pode crescer muito devido a sua descendência. Apresentado a Jimmy Hoffa (interpretado por Al Pacino), ele cresce no meio sindical e torna-se seu amigo. No entanto, os mafiosos começam a ter problemas com Hoffa, e Sheeran precisa escolher de qual lado ficar.

O filme é sobre isso: escolhas. Na vida real, Sheeran contou a Charles Brandt, autor do livro que originou o longa-metragem, como sua vida acabou sendo reflexo das escolhas que tomou durante seu caminho.

Mais detalhes sobre isso você encontra no vídeo abaixo. Assista: