FAMOSOS

Sinead O’Connor pede desculpas por declarações antigas sobre “brancos nojentos”

Sinead O'Connor pediu desculpas por comentários ofensivos que proferiu no ano passado, alguns com teor 'racista' e que causaram repercussão na época.

Sinead O’Connor durante participação no The Late Late Show, onde voltou a cantar Nothing Compares 2 U - Foto: Reprodução/YouTube
Sinead O’Connor durante participação no The Late Late Show, onde voltou a cantar Nothing Compares 2 U - Foto: Reprodução/YouTube

Redação Publicado em 09/09/2019, às 12h30 - Atualizado às 12h42

A cantora Sinead O’Connor pediu desculpas por comentários ofensivos que proferiu no ano passado, alguns com teor ‘racista’ e que causaram repercussão na época.

Tudo começou em outubro de 2018, quando ela anunciou, pelo Twitter, que havia se convertido ao islamismo. A cantora de 52 anos mudou seu nome para Shuhada’ Davitt e escreveu uma série de frases sobre a questão da conversão. Uma delas acabou sendo o estopim para a polêmica.

“Sinto muito. O que estou prestes a dizer é algo tão racista que nunca pensei que minha alma pudesse sentir isso. Mas, na verdade, nunca mais quero passar tempo com pessoas brancas (se é assim que os não-muçulmanos são chamados). Nem por um momento, por qualquer motivo. Eles são nojentos”, escreveu.

Quase um ano se passou desde que ela tuitou essa declaração, e Sinead voltou aos holofotes. Na última sexta-feira (06/09) ela esteve no programa The Late Late Show e cantou, pela primeira vez em muito tempo, o seu maior sucesso, o clássico Nothing Compares 2 U, acompanhada pela Irish Chamber Orchestra.

Depois da excelente repercussão da apresentação, ela voltou ao Twitter, agora para se desculpar pelas declarações passadas.

“No que diz respeito às observações que eu fiz com raiva sobre pessoas brancas… elas não eram verdadeiras na época e não são verdadeiras agora”, disse a cantora na rede social na manhã de domingo (08/09). escreveu ela no Twitter. “Isso foi desencadeado como resultado de islamofobia despejada sobre mim. Peço desculpas pelo dano causado. Esse foi um dos muitos tuítes malucos, só o senhor sabe”, finalizou.

Os fãs de Sinead, que por muito tempo se preocuparam com a saúde mental da cantora, a apoiaram totalmente, a perdoando por seus comentários ofensivos no passado. “Você estava doente. Tudo está perdoado e você ainda é amada”, escreveu um deles. Outro declarou: “É bom ver você de volta aos trilhos. Todos nós lutamos! Continue cantando”. Outro apoiou: “O que funciona para você., isso é o que conta. É bom ver você saindo do outro lado e parecendo bem e feliz”.

Após receber todo esse apoio, Sinead voltou ao assunto. “Eu realmente não odeio pessoas brancas, mas era assim que eu via que o Twitter fecharia minha conta se eu dissesse isso, porque eles fecharam minha conta por dizer que não gostava de freiras assassinando bebês na Irlanda. Eu esperava que eles fechassem minha página se dissesse que odiava pessoas brancas. Mas eles não o fizeram”.

No programa, ela disse ao apresentador Ryan Tubridy: “A palavra reverter refere-se à ideia de que se você estudasse o Alcorão, saberia que era muçulmano a vida toda e não tinha percebido. Foi o que aconteceu comigo. Tenho 52 anos, cresci em uma Irlanda muito diferente daquela que existe agora. Era um país muito oprimido, falando religiosamente. Todo mundo estava infeliz, ninguém estava tendo nenhuma alegria em Deus”.

Então, ela explicou sua conversão. “Deixei o Islamismo por último porque tinha muito preconceito em relação ao Islã. É uma maneira de pensar. Você quase podia ser muçulmano sem ser muçulmano. Um muçulmano é apenas uma pessoa que acredita que nada no universo deve ser adorado, exceto Deus. Da mesma maneira que eu abraçaria o cristianismo, há coisas que eu gosto e coisas que não gosto e coisas com as quais me identifico e coisas com as quais não me identifico. Mas eu realmente senti que estou em casa”, declarou.

Veja a já icônica apresentação de Sinead no programa cantando Nothing Compares 2 U: