CINEMA

Documentário de Bárbara Paz sobre o marido Hector Babenco é premiado no Festival de Veneza

Dirigindo seu primeiro documentário, Bárbara Paz já pode ser considerada uma autora premiada. Seu longa levou um prêmio no Festival de Veneza.

Documentário de Bárbara Paz é premiado no Festival de Veneza - Foto: Reprodução/Instagram
Documentário de Bárbara Paz é premiado no Festival de Veneza - Foto: Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 06/09/2019, às 15h15 - Atualizado às 15h26

Dirigindo seu primeiro documentário, Bárbara Paz já pode ser considerada uma autora premiada. Seu longa Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou levou um prêmio no prestigiado Festival de Veneza.

O trabalho ganhou o Prêmio da Crítica Independente no 76º edição do Festival, um dos mais antigos do mundo. No filme, ela mostra a luta de seu marido, o cineasta indicado ao Oscar Hector Babenco, contra um câncer que acabou por vitimá-lo em 2016. Eles eram casados desde 2010.

O documentário teve a produção da própria Bárbara, ao lado de Myra Babenco e os irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane.

Ao falar da justificativa da escolha do júri ao premiar o seu trabalho, Bárbara foi sincera: “O cinema está filmando a memória, porque o cinema está contando a história daqueles que vivem, daqueles que viveram, porque o cinema está comemorando o amor, porque o cinema é amor”, afirmou. “Eles (o júri) entenderam tudo isso e estou muito emocionada. O cinema é amor”, comemorou.

Durante a passagem da atriz e diretora pelo tapete vermelho do Festival, ela aproveitou para fazer um protesto: levou um papel onde era possível ler a frase “Eu sou Amazônia”, usado para chamar atenção para a causa ambiental que se tornou viral nos últimos meses, e que diz respeito à política do atual governo para o desmatamento e as queimadas na região amazônica.