CINEMA

Detetive Pikachu: Produtores precisaram modificara alguns monstrinhos para o filme

Equipe de arte visual teve trabalho para dar um visual mais real aos monstrinhos pokémon de Detetive Pikachu...

Cena do filme Detetive Pikachu - Foto: Divulgação/ Legendary Entertainment e The Pokemon Company
Cena do filme Detetive Pikachu - Foto: Divulgação/ Legendary Entertainment e The Pokemon Company

Redação Publicado em 08/05/2019, às 19h53 - Atualizado em 09/05/2019, às 14h19

Após muita espera, Detetive Pikachu chega aos cinemas nesta quinta-feira (09/05), com uma trama repleta de referências aos jogos Pokémon e alguns monstrinhos modificados.

Com o anuncio do filme, muitos fãs ficaram com uma senhora pulga atrás da orelha, imaginando como os pequenos (outros, nem tanto assim) monstrinhos seriam retratados na tela grande.

Assim que o primeiro trailer foi lançado, boa parte dos fãs de Pokémon ficaram maravilhados com a representação que as criaturinhas ganharam. Por outro lado, outra parte [igualmente expressiva] não gostaram de ver os monstrinhos – que sempre foram lisos nos animes e quadrinhos – peludos e com texturas diferentes.

“Ver Pikachu com pelos é extremamente inquietante e errado, e não deveria existir”, reclamou uma fã no Twitter.

Apesar de dividir opiniões, o trabalho da equipe de efeitos visuais, responsável por trazer à vida personagens tão icônicos para a infância de muita gente, além da responsabilidade de apresentá-los a uma novíssima geração, foi bastante árduo.

Em entrevista à revista Time, o supervisor de efeitos visuais do filme, Erik Nordby, comentou sobre as diferenças encontradas pelos fãs e o trabalho capitaneado por ele, em um processo que envolveu mais de mil artistas digitais em todo o mundo, que trabalharam por três anos na produção.

Como não poderia ter pelos?

Cena do filme Detetive Pikachu – Foto: Divulgação/ Legendary Entertainment e The Pokemon Company

“Como não poderia ter pelos? Seria essa coisa amarela de aparência difícil, a coisa mais perturbadora do mundo”, argumentou Erik. E ele tem razão: depois de assistir a Detetive Pikachu, até o mais ferrenho fã de Pokémon deverá  concordar. Com o design levemente adaptado para que se parecessem com animais de verdade e ganhando pelos, eles se aproximam muito mais de nossa realidade.

Pode até haver um estranhamento, no início. Depois de alguns minutos, porém, torna-se natural. E fica fácil gostar dos monstrinhos, que são fofos tal qual aparecem nas outras mídias. Decididamente, isso não mudou nem um pouco.

“A forma como esses personagens são desenhados não se presta a sentir-se real”, continuou. “A proporção entre os globos oculares e a cabeça, a proporção entre os membros e o corpo… todos esses são desafios que você precisa abordar”, completou.

Um exemplo gritante é o Gyarados, evolução do Magikarp, que tem uma boca gigantesca e pouco espaço para desenvolver o resto do corpo. Esse foi o desafio da equipe de efeitos visuais: achar soluções que pudessem manter os traços originais, mas adaptando para que pudessem ser vistos na vida real.

Veja personagens que sofreram alterações no filme

Pikachu

Cena do filme Detetive Pikachu – Foto: Divulgação/ Legendary Entertainment e The Pokemon Company

O mais icônico Pokémon de todos foi o que mais recebeu desconfiança quando os trailers foram lançados. Muitos estranharam o visual peludo do Pikachu, em contraste com a aparência lisa que ele mostra em animações e jogos de videogame.

No entanto, prova-se que a adaptação foi um acerto. A equipe de efeitos visuais baseou seu design em coelhos e marsupiais, e o resultado final tornou-se brilhante. Pikachu é fofo na medida certa, e sua aparência em Detetive Pikachu é o que mais guarda semelhanças com sua contrapartida nas outras mídias.

Bulbassauro

Cena do filme Detetive Pikachu – Foto: Divulgação/ Legendary Entertainment e The Pokemon Company

Bulbassauro teve algumas mudanças em sua aparência, devido ao fato dele não se parecer com nada que exista no mundo real. Para fazer uma adaptação mais fiel e ainda assim manter a essência do personagem, os profissionais de efeitos visuais utilizaram um filhote de buldogue para reproduzir seus movimentos e parte de sua postura corporal.

O resultado também se mostra bem acertado, visto que Bulbassauro se parece muito com aquele visto nos desenhos, ao mesmo tempo em que tem um toque realista em suas expressões, forma de andar e na textura de sua pele.

Psyduck

Cena do filme Detetive Pikachu – Foto: Divulgação/ Legendary Entertainment e The Pokemon Company

A forma dada pela equipe de efeitos visuais de Detetive Pikachu ao icônico Psyduck, o Pokémon que vive com dor de cabeça, foi a que mais causou rebuliço nos fãs durante a divulgação do filme.

Como o personagem original também tinha forte inspiração nos patos – o que fica bem claro – os produtores do longa também se sentiram à vontade para trazer essa semelhança para ainda mais perto do real.

Na tela, ficou um pouco estranho, de fato. No entanto, o Psyduck tem um carisma tão intenso que é impossível não gostar dele. Em pouco tempo, a estranheza passa.

Licktung

Cena do filme Detetive Pikachu – Foto: Divulgação/ Legendary Entertainment e The Pokemon Company

Provavelmente, aqui foi o ponto em que os produtores de Detetive Pikachu não tiveram muito o que fazer para dissipar a estranheza na adaptação de um Pokémon.

Com sua língua incrivelmente grande, Licktung não teria como ser transposto para uma realidade sem manter seus tons originais. No caso, a equipe de efeitos visuais manteve sua aparência quase completa na transição para a Rhyme City como vemos no longa, tendo algumas diferenças apenas no formato do rosto e na textura da pele do monstrinho.

Não se pode dizer que o resultado final ficou ruim. Também não se pode dizer que não caiu no temido Vale da Estranheza…

Mewtwo

Cena do filme Detetive Pikachu – Foto: Divulgação/ Legendary Entertainment e The Pokemon Company

Um dos principais personagens para a história de Detetive Pikachu é o temido Mewtwo, um Pokémon criado em laboratório a partir do DNA de um outro lendário, chamado Mew.

No filme ele tem uma grande importância para o desenvolvimento da trama, e no filme ele aparece com algum destaque – e teve uma realização muito bem feita pelos responsáveis pelos efeitos visuais. A tradução do Pokémon para as telas foi a mais fiel, considerando as suas outras aparições em jogos e animações. Praticamente sem pelos, manteve os traços originais e certamente será um dos pontos considerados mais fiéis ao que os fãs estão acostumados a ver.

LEIA MAIS

Ex-BBB Talula exibe barrigão da 3ª gravidez
Joelma mostra antes e depois de harmonização
Isabelle Drummond vai reencarnar Emília em Verão 90
Kevinho lembra dificuldades do início de carreira
Atriz de Órfãos da Terra faz manifesto na web
Rafael Vitti mostra Tatá lendo sobre sexo

Veja mais notícias de Famosos.