Por pouco, Thanos não foi o narrador de Vingadores: Guerra Infinita

Os irmãos Anthony e Joe Russo, diretores do filme – Foto: Instagram

Ainda tem muita gente chocada com os eventos narrados em Vingadores: Guerra Infinita, que foi lançado no meio do ano e arrecadou pouco mais de 2 bilhões de dólares nos cinemas do mundo todo. O longa está sendo considerado um dos melhores do ano, tanto por sua narrativa densa e atuações espetaculares de todo o elenco, em situações absolutamente dramáticas. Mas tudo poderia ter sido diferente.

Segundo informaram os diretores do filme, Anthony e Joe Russo, em um evento especial com exibição do filme nos Estados Unidos no último sábado (1), o filme poderia ter sido narrado pelo grande vilão, Thanos. Joe Russo explicou:

Fizemos três rascunhos que eram radicalmente diferentes. Um deles envolvia Thanos como o narrador do filme. Era uma estrutura não linear com contextualização para a Ordem Negra e todos eram apresentados em sequências muito legais. Mas acabou sendo um roteiro de 250 páginas e pensamos que não teríamos como encaixar toda essa narrativa.

Um roteiro desse tamanho acabaria com um filme, em média, de incríveis 3 horas e meia. Em metragem, quase se igualaria a clássicos longuíssimos, como … E o Vento Levou – entretanto, isso poderia prejudicar a bilheteria do filme. O diretor continuou:

Muitas vezes quando você trabalha em um filme dessa escala e acaba com um roteiro de 250 páginas, se torna a biblía do filme. Você ganha muita informação. Você escreve os personagens de uma forma que começa a entender o que eles querem. Escrever a narração de Thanos nos fez ver quem ele era e o que queríamos que ele fizesse nesse filme. Então foi muito mais fácil quando passamos a transformar isso em subtexto para o personagem e tornar a narrativa mais linear.

Portanto, o trabalho não foi em vão. O roteiro com essa formatação ajudou a dar forma a um dos melhores filmes de 2018, e que certamente entra para a história como um dos mais dramáticas aventuras de super-herói de todos os tempos.