A Força do Querer

Em A Força do Querer, Ivana tomará hormônio masculino após ver vídeos na internet

Ivana revela para sua psicóloga que está tomando hormônio masculino - Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior Decidida a seguir com o processo de transição de gênero

Ivana revela para sua psicóloga que está tomando hormônio masculino - Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior
Ivana revela para sua psicóloga que está tomando hormônio masculino - Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior

Redação Publicado em 13/07/2017, às 12h01

Decidida a seguir com o processo de transição de gênero, Ivana (Carol Duarte) tomará uma atitude arriscada em A Força do Querer.

Após ver alguns vídeos na internet, a filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) conseguirá comprar uma injeção de hormônio masculino e aplicará em si mesma.

Depois de comprar o material, ela mostra para a prima, Simone (Juliana Paiva), que decide repreendê-la: “Ivana! Você foi ao médico? Como é que você conseguiu isso?”, dirá.

“Peguei uns vídeos na internet, ensinando como é que consegue e como é que toma!”, dirá Ivana.

“Quem ensinando?”, rebaterá Simone.

“Gente que passou pela mesma coisa. Eles fazem vídeos compartilhando a experiência deles! Falam tudo, a dosagem que tem de tomar, o que a pessoa sente depois de cada aplicação…”, explicará.

“Mas tomar hormônio assim, sem um acompanhamento médico? Ivana! Isso pode ser perigoso!”, responderá a prima.

“Perigoso é continuar vivendo nesse vazio que eu vivo. Simone, eu passei a vida escondida dentro de um corpo que não é meu! A única coisa que eu quero é corrigir isso!”, enfatizará a jovem.

A primeira aplicação acontecerá mais tarde, quando ela estiver sozinha em seu quarto. Alguns dias depois, Ivana contará o que fez para sua psicóloga:

“Tomei a primeira dose!”, dirá. “Não faça isso, Ivana! Não sem a orientação de um endocrinologista! É perigoso até. Não pode ser assim!”, aconselhará a profissional.

“Não mudou nada. Ainda! Tomei a dose e fico no espelho, procurando as mudanças. Estou igual, mas não estou mais igual, porque agora eu sei o que eu sou. E estou indo pra lá! Não tenho mais aquela angústia que eu tinha. Tenho ansiedade! Muita ansiedade. Mas é como se tivesse saído um peso de cima de mim!”, responderá.

Veja o resumo dos capítulos desta semana de A Força do Querer.