TV

Luto na TV e no cinema nacional: Morre o ator Nelson Xavier, aos 75 anos

Nelson Xavier como Santiago, seu personagem na novela América, de 2005 - Foto: TV Globo/ Renato Rocha Miranda Morreu nesta terça-feira (10/05), na cidade de

Nelson Xavier como Santiago, seu personagem na novela América, de 2005 - Foto: TV Globo/ Renato Rocha Miranda
Nelson Xavier como Santiago, seu personagem na novela América, de 2005 - Foto: TV Globo/ Renato Rocha Miranda

Redação Publicado em 10/05/2017, às 15h30

Morreu nesta terça-feira (10/05), na cidade de Uberlândia, aos 75 anos, o ator e diretor Nelson Xavier.

Interprete de personagens marcantes na TV e no cinema, Nelson faleceu de insuficiência respiratória em decorrência de um câncer. O artista lutava contra a doença há 14 anos. O corpo do ator será cremado no Rio de Janeiro.

Paulistano, Nelson coleciona papeis marcantes na TV Globo, incluindo Lampião, da minissérie Lampião e Maria Bonita (1982), Norberto, da novela Renascer (1993) e Sebastião, de Senhora do Destino (2004).

Na TV manchete, Nelson fez o personagem Leopoldo Canjerê, em A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), entre outros.

Seu último trabalho na TV foi uma participação na novela das nove Babilônia (2015). Dois anos antes, ele havia feito o monge budista Ananda Riponche, na novela das seis Joia Rara (2013). Seu primeiro trabalho na TV Globo foi em Sangue e Areia (1968).

Nelson Xavier como Edivaldo, seu personagem na novela A Favorita, de 2008 – Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior

Formado na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo e um dos nomes do Teatro de Arena, Nelson Xavier decidiu enveredar para as artes audiovisuais após o golpe de Estado de 1964.

Em depoimento ao projeto Memória Globo, em 2015, afirmou que “não tinha estrutura cultural e psicológica” para aguentar a perseguição política. O ator havia feito parte do elenco de montagens clássicas do teatro nacional, como Eles Não Usam Black-tie (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, e Julgamento em Novo Sol (1962), de Augusto Boal.

No cinema, Nelson esteve em sucessos como Dona Flor e seus Dois Maridos (1976) e Vai Trabalhar, Vagabundo! (1973).

Mais recentemente, em 2010, viveu o médium Chico Xavier, na cinebiografia homônima dirigida por Daniel Filho. Em um dos seus últimos trabalhos, no longa-metragem A Despedida, rodado em 2013, viveu um homem em estado terminal.

Durante uma entrevista para o lançamento do filme na Mostra de Cinema Tiradentes, em 2015, o ator citou a doença que havia sido diagnosticada em 2004. “A experiência de encarar a finitude é uma coisa que eu já tinha em mim. A decadência física te ensina a entender mais a vida”, afirmou à época, ao jornal O Dia.

Sua última aparição pública foi na exibição do longa-metragem Comeback durante o Festival do Rio deste ano. No drama de Erico Rassi, Nelson Xavier interpretou Amaro, um ex-pistoleiro que se refugia numa pequena cidade de Goiás após sua aposentadoria.

Nelson Xavier deixa a mulher, a atriz Via Negromonte (Wilma Fernandes Negromonte), e quatro filhos.

Nelson Xavier como Chico Xavier, seu personagem no filme de 2010 – Foto: TV Globo/ Ique Esteves