Aos 79 anos, Jane Fonda relembra abuso na infância: “Sempre pensei que fosse minha culpa”

Jane Fonda em seu ensaio para a revista The Edit – Foto: Nico Bustos/ The Edit

Às vésperas de completar 80 anos, a atriz Jane Fonda abriu o coração e falou abertamente sobre uma passagem dolorosa de sua vida.

À revista The Edit, a veterana de Hollywood contou que foi abusada sexualmente quando era criança, e que também já foi despedida por não dormir com um de seus chefes:

“Eu fui estuprada e abusada sexualmente quando era criança. Também já fui despedida por não ter dormido com meu chefe. Sempre pensei que tudo isso fosse minha culpa, que isso acontecia porque eu não tinha falado ou feito alguma coisa que deveria ter feito”, explicou à atriz Brie Larson, que a entrevistou para a publicação.

“Eu conheço garotas que foram estupradas e nem sabiam que era estupro”, disse. “Elas pensam: ‘deve ter sido porque eu disse ‘não’ do modo errado’. Uma das grandes coisas que o movimento feminista tem feito é nos fazer perceber que (estupro e abuso não são) nossa culpa, fomos violadas e isso não está certo”, continuou.

No bate-papo, as dua falaram sobre a diferença salarial entre homens e mulheres em Hollywood.

“Nunca recebi uma grande quantia de dinheiro, nunca pensei que valesse a pena. Para mim, era assim que as coisas eram, os rapazes ganham mais. Estou tão satisfeita que as pessoas estejam se movimentando por isso agora”, completou.

Jane Fonda também falou sobre sua dificuldade de falar não para as pessoas: “Se alguém me oferecesse alguma coisa, eu dizia sim. Eu não sabia como me posicionar”, explicou.

A história de abuso é repetida na família de Jane Fonda. Em uma entrevista publicada em 2014, a atriz revelou que sua mãe, Frances Ford Seymour, também havia sido abusada.

“Naquele momento soube os motivos da promiscuidade, das cirurgias plásticas intermináveis, da culpa e da sua incapacidade de amar ou de ter intimidade. Naquele momento a perdoei e me perdoei”, disse a atriz.

Frances Ford se matou quando Jane tinha apenas 12 anos.

Lily Tomlin (Frankie) e Jane Fonda (Grace) na série Frankie and Grace, do Netflix – Foto: Divulgação/ Netflix

Comentários