Aldo - Mais Forte que o Mundo

José Aldo fala sobre minissérie na TV: “Espero que possa inspirar as pessoas”

José Loreto e Jose Aldo - Foto: TV Globo/ João Cotta Após ter sua história contada nas telonas, o amazonense campeão de MMA José Aldo terá suas conquistas e

José Loreto e Jose Aldo - Foto: TV Globo/ João Cotta
José Loreto e Jose Aldo - Foto: TV Globo/ João Cotta

Redação Publicado em 13/12/2016, às 11h34 - Atualizado às 11h34

Após ter sua história contada nas telonas, o amazonense campeão de MMA José Aldo terá suas conquistas e fracassos exibidos na TV.

Aldo – Mais Forte que o Mundo, minissérie baseada no filme Mais Forte que o Mundo, de Afonso Poyart, promete detalhar ainda mais a saga de determinação, afeto e superação do herói brasileiro.

Nascido na periferia de Manaus, filho de família pobre e com um pai alcoólatra, José Aldo não sossegou até conseguir alcançar o sonho de se tornar um campeão.

Para o lutador, a história poderá inspirar outros milhares de brasileiros que passam por situação semelhante a que ele viveu:

José Loreto e Jose Aldo – Foto: TV Globo/ João Cotta

George Moura, que assina o roteiro da adaptação para a TV, entende que a obra conta uma história de um herói contemporâneo e é carregada de esperança:

“Acho que o Brasil anda precisando demais de uma dose alentada de esperança. A vida de José Aldo é isso. O longa de Poyart é um belo filme que conta a história de um herói brasileiro contemporâneo. Não apenas um herói nos ringues, mas um herói na vida. Um brasileiro comum que venceu todas as adversidades para se tornar um campeão”, explicou.

A minissérie vai misturar dramaturgia, imagens documentais e entrevistas com a família, amigos e com o próprio Aldo. A ideia é mostrar os bastidores da aventura deste amazonense que conquistou o mundo.

“Queríamos expandir ainda mais essa história. A minissérie traz para dentro do filme trechos documentais do José Aldo real, que são misturadas ao José Aldo interpretado pelo ator José Loreto. Há um momento muito especial, entre outros, quando a câmera segue Aldo, logo depois da vitória contra o Frankie Edgar, em 2016, e vemos, nos bastidores, a catarse emocional do lutador que acabada de sair do ringue, ao lado do técnico e toda sua equipe. São imagens fortes e comoventes quase nunca vistas pelo público”, explicou George Moura.

Estrelada por José Loreto, a minissérie retrata a origem humilde do lutador, na periferia de Manaus, e sua ida para o Rio de Janeiro em busca de uma chance na academia de Jiu-Jitsu de Dedé Pederneiras (Milhem Cortaz), atual treinador do atleta. Do primeiro amistoso no Macapá às inesquecíveis vitórias por nocaute, mostra como o brasileiro José Aldo se tornou o primeiro campeão dos Peso Pena do Ultimate Fighting Championship (UFC).

“Ele é o melhor lutador, diz José Loreto”

José Loreto – Foto: TV Globo/ João Cotta

“Aldo é um supervencedor. É o melhor lutador de todas as categorias, melhor atleta no segmento, o mais completo. Tem uma origem que dificultava em tudo a sua evolução. Era conflito em casa, familiar, de renda… Venceu, apesar de todas as dificuldades. E mantém a humildade e o pé no chão”, diz José Loreto.

Interpretar José Aldo exigiu do ator muita dedicação. Além de adotar uma dieta saudável e emagrecer cinco quilos, aprendeu diversas lutas, treinando inclusive com o próprio Aldo.

“O maior desafio deste papel talvez tenha sido fazer um personagem fisicamente muito diferente de mim, além de ser uma pessoa ainda viva e mais jovem que eu. Conhecê-lo me ajudou muito, pois meu principal objetivo na construção do personagem era procurar a essência daquele ser humano. Queria saber quem era o Aldo de verdade, não só o lutador que aparece para todo mundo. Queria saber o que o motivava. Acabamos virando amigos e minha admiração por ele só aumentou”, garante.

Durante toda a história, a relação com o pai, Seu José (Jackson Antunes), é destacada.

“Tivemos cenas emocionantes. Representar a relação pai-filho no longa foi sofrido, dolorido. Uma história de superação e ao mesmo tempo arrebatadora”, pontua Jackson Antunes, que dá vida ao pai de Aldo.

“A relação com o pai, turbulenta por conta dos problemas com o alcoolismo, é o que mais me emociona na história de Aldo. Mesmo nos seus momentos mais nefastos, ele não perde a ternura pelo pai. Na versão da minissérie, além das cenas do filme, vamos ver o Aldo real falando de forma pungente sobre essa relação”, conta George Moura.

“É de certa forma uma história sobre perdão, retratando o problema que ele tem com o pai. Ao mesmo tempo um incentivador e um vilão”, diz Afonso Poyart.

Além de José Loreto, a minissérie conta com Cleo Pires, que vive a esposa do lutador, Vivianne;Milhem Cortaz e Claudia Ohana entre outros.

Aldo – Mais Forte que o Mundo estreia no dia 3 de janeiro de 2017 na TV. Quem for assinante do Globo Play poderá ver os quatro capítulos de uma só vez, a partir do dia 26 de dezembro.