Novela

Em Velho Chico, Luzia aceita pedido de divórcio de Santo

Segredo de Luzia virá à tona em Velho Chico - Foto: Caiuá Franco/ TV Globo Nos próximos capítulos de Velho Chico, Luzia (Lucy Alves) tomará uma decisão que

Segredo de Luzia virá à tona em Velho Chico - Foto: Caiuá Franco/ TV Globo
Segredo de Luzia virá à tona em Velho Chico - Foto: Caiuá Franco/ TV Globo

Redação Publicado em 17/08/2016, às 11h00 - Atualizado às 13h02

Nos próximos capítulos de Velho Chico, Luzia (Lucy Alves) tomará uma decisão que deixará todo mundo surpreso; ela aceitará o pedido de divórcio feito por Santo (Domingos Montagner).

Na cena, a sertaneja procura o marido e diz que, por amá-lo demais, deixará seu caminho livre para ele viver com quem quiser.

O encontro acontecerá na casa de Tereza (Camila Pitanga), o novo lar do presidente da cooperativa. Ao chegar lá, ela ataca: “Você não perde tempo mesmo, não é?”, diz. “Eu perdi trinta anos… não vou perder mais um segundo!”, responde a empresária.

Ao ver a mulher, Santo fica na defensiva e quer saber o que ela foi fazer lá. “Vim falá contigo. Não sabia que você tava ocupado!”. O presidente da cooperativa diz que não tem mais para falar com ela. “O que tinha que dizer você não disse! Agora nada que você tem a dizer é do meu interesse!”

Tereza acalma os ânimos e os deixa sozinhos para conversarem: “Era o que você queria? Isso… vivê com Tereza… assim”, pergunta Luzia. “Foi tudo que mais quis, e teria sido assim se você não tivesse feito tudo que fez”, responde Santo.

A sanfoneira diz que o procurou para saber se ele estava feliz: “Pois eu estou feliz com Tereza… e estou buscando minha felicidade com o resto…”, afirma o fazendeiro. “Mais feliz do que você teve comigo, Santo?”, insiste Luzia. Santo se recusa a responder, mas ela insiste.

“Te fiz uma pergunta, Santo!… Seja macho de respondê! Você foi mais feliz ao lado dela que durante todos ano que passâmo junto!?! Me diz!”

Santo dispara: “Fui, Luzia! A felicidade que ela me deu, eu não conheci outra igual! Se era só isso que você tinha pra dizê…”, diz ele.

Luzia diz que precisava ouvir para ter certeza: “Mas eu precisava ouví com todas as letras…”, afirma. “Que eu amo Tereza”, diz Santo. “E precisava dizê que se é isso mesmo que você qué eu lhe dô o divórcio…”, diz ela.

Santo se surpreende. “Nada vai pagá pelo mal que te fiz, nem pelos anos que rôbei de sua alegria. Eu lutei o tanto que pude por nosso amor… errei muito, mas não me arrependo de nada! Nunca quis lhe fazê prisionêro, quis lhe fazê feliz… feliz como ela te fez um dia e eu não soube fazê!”, discursa Luzia.

Ele diz à ex-mulher que não se ama sozinho, e ela constata: “Foi todo esse meu erro, não foi?”. “O que você tem por mim não é amor…”, diz ele. A sanfoneira se defende, diz que ele não sabe o que ela traz no peito. “Mas não vim brigá, vim dizê que lhe amo. E porque lhe amo, abro mão do nosso casamento, mas num me peça pra abrí mão do meu amor!”.

Após o discurso, Luzia entrega a aliança para Santo. “Cuide dos arranjo, papel, partilha, que confio no teu julgamento mais que tudo. E desses anos que vivêmo o que quero levá comigo é só o que coubé em meu peito…”, se despede ela.