FAMOSOS

Caio Blat comenta papel de gay em novela: “O desejo dele não é uma escolha”

Caio Blat como André em "Liberdade, Liberdade" - Foto: TV Globo Caio Blat interpreta André em Liberdade, Liberdade, que vive reprimido por não poder revelar sua

Caio Blat como André em “Liberdade, Liberdade” - Foto: TV Globo
Caio Blat como André em “Liberdade, Liberdade” - Foto: TV Globo

Redação Publicado em 25/05/2016, às 14h02

Caio Blat interpreta André em Liberdade, Liberdade, que vive reprimido por não poder revelar sua homossexualidade já que vive em uma sociedade machista no início do século 19. Em entrevista para o jornal Extra, publicada nesta quarta-feira (25), ele destacou a mensagem que seu personagem passa na trama das 23h da TV Globo.

“Espero que o público entenda o sentimento de André. O desejo dele não é uma escolha. O fato de viver numa sociedade intolerante torna sua vida um inferno. Seria bom as pessoas verem e refletirem que esse tipo de repressão faz as outras sofrerem em qualquer época”, declarou o ator.

Nos próximos capítulos, o filho de Raposo (Dalton Vigh) irá se envolver com o capitão Tolentino (Ricardo Pereira). Bem-humorado, o ator brincou sobre as cenas de André: “Ricardo está lindo na novela. Acho que me dei muito bem (risos)”.

Além disso, Caio se posiciona em relação às críticas de sempre haver personagens gays em novelas: “E o amor heterossexual, quantas vezes já foi explorado na televisão? Há muitas histórias para serem contadas. Em Liberdade, mostramos como era difícil a vida desse personagem em 1808. Naquela época, as pessoas iam para a fogueira por causa dos seus sentimentos”.

Fora da ficção, ele deixa claro que não teria o menor problema se um filho se assumisse homossexual: “É claro que aceitaria. Respeito acima de tudo. ‘Liberdade, Liberdade’, como diz o nome da novela”. O ator é casado com Maria Ribeiro, com quem tem o filho Bento e também é pai de Antônio e padrasto de João.

Atualmente, ele tem como companheiro de cenas o ator Mateus Solano, que interpretou o marcante Félix de Amor à Vida, que também era gay. Com isso, ele aproveita para trocar figurinhas em relação aos personagens: “Conversamos bastante. A gente compara o Félix com o André, falamos para onde vai o meu papel. Mateus é um grande parceiro”.

Também na trama, Caio vive pela segunda vez o irmão de Andreia Horta. A primeira vez que os dois fizeram parte da mesma família foi em Império. “Somos amigos demais. A gente se chama de irmão na vida real. Nos fins de semana, nós estamos um na casa do outro. Andreia deu um cachorro para os meus filhos (risos). Ela é uma pessoa que surgiu na minha vida pelo trabalho e ficou de vez”, finalizou o ator.