FAMOSOS

Mural com rosto de Gilberto Gil é coberto e Flora Gil pergunta: “Que pena, quem fez isso?”

Flora Gil mostra antes e depois do mural pintado - Foto: Reprodução/ Instagram Flora Gil está usando sua página no Instgram para tentar descobrir quem pintou de

Flora Gil mostra antes e depois do mural pintado - Foto: Reprodução/ Instagram
Flora Gil mostra antes e depois do mural pintado - Foto: Reprodução/ Instagram

Redação Publicado em 17/05/2016, às 11h49 - Atualizado às 12h07

Flora Gil está usando sua página no Instgram para tentar descobrir quem pintou de cinza o mural feito em homenagem ao cantor Gilberto Gil. A obra ficava na Cinelândia, no Centro do Rio, e foi feita há quatro anos pela dupla de artistas italianos Orticanoodles (Wally e Alita), com patrocínio da Caixa Cultural.

“Apagaram tudo, pintaram o muro de cinza, um pedacinho da canção ‘Gentileza’. Que pena @gilbertogil Quem fez isso? #arte #cultura #culturapratodos #minc #gilbertogil”, escreveu a mulher do cantor.

Desde o sábado (14/5), quando Flora percebeu a mudança, muitos seguidores vêm dando apoio para a reclamação da mulher do cantor.

“Só ficou no muro tristeza e tinta fresca” e “É muito triste. Mais que uma pintura, atacar a arte e acabar com a cultura nunca foi um bom sinal na história mundial. Todas as piores ditaduras faziam isso… E não sei o que vai dar, mas eu desejo boa sorte e penso muito nos brasileiros”, foram alguns dos primeiros comentários.

Depois vieram: “Amava essa arte, tenho uma foto aí ao lado do Gil. Sinceramente, um país sem Cultura age dessa forma! #VoltaGil”, “Na boa! Muito desrespeitoso ao artista homenageado, ao artista que fez a arte e a cultura como um todo! #maximorespeito #aarteliberta” e “O mundo enlouqueceu! Não tinha visto. Profundamente triste”.

Resposta do Metrô Rio

Responsável pelo respirador da estação Cinelândia, onde foi feita a pintura, o MetrôRio esclareceu que cobriu a área com tinta base após vandalismos feitos há cerca de 15 dias. Em comunicado ao site Ego, a Concessionária disse ainda que convidará os autores da pintura antiga para refazer o trabalho com uma tinta antipichação, e que providenciará uma proteção para que a área não volte a ser vandalizada.

Será que a dupla topa refazer?

Flora Gil mostra antes e depois do mural pintado – Foto: Reprodução/ Instagram