Quem é pop, por Fabiano de Abreu

Jennifer de Paula segue dicas de alongamento de Sue Lasmar

Destaques da Acadêmicos da Rocinha, Sue Lasmar e Jennifer de Paula trocaram figurinhas sobre boa forma e sobre os preparativos para o desfile da escola de samba

Jennifer de Paula - Foto: Rafael Antonio / MF Models Assessoria
Jennifer de Paula - Foto: Rafael Antonio / MF Models Assessoria

Fabiano de Abreu Publicado em 04/02/2016, às 13h14 - Atualizado em 12/02/2016, às 13h29

Destaques da Acadêmicos da Rocinha, Sue Lasmar e Jennifer de Paula trocaram figurinhas sobre boa forma e sobre os preparativos para o desfile da escola de samba carioca.

Jennifer aproveitou a presença de Sue, uma das mais renomadas modelos fitness do mundo, no Brasil, para pegar algumas dicas de exercícios e sobre boa forma.

“Sou fã da Sue Lasmar, sigo ela a bastante tempo, a conheci há pouco tempo através de meu assessor,que também trabalha com ela. Ela foi tão, mas tão simpática, me passou um alongamento e uns treinos”, conta Jennifer de Paula.

Recém chegada ao Brasil. Sue Lasmar contou sobre as dicas que passou para Jennifer, que além de destaque da Rocinha, também é Musa do Cordão da Bola Preta, tradicional bloco de carnaval do Brasil.

“De acordo com especialistas, cada um deve alongar os músculos considerando suas limitações individuais e o tipo de exercício que será praticado. A dica é iniciar pelos movimentos mais fáceis do alongamento estático e avançar para modelos mais complexos como a facilitação neuromuscular proprioceptiva. Em casos de lesões, deve-se ter um cuidado especial. A menos que tenha sido indicado por um profissional, quem estiver machucado deve poupar o corpo de esforços, evitando riscos de novos microtraumatismos na região”, explica Sue Lasmar.

Confira abaixo as dicas de alongamentos dadas por Sue Lasmar para Jennifer de Paula

Alongamento dinâmico ou balístico

É indicado para casos em que o ganho da flexibilidade melhora o desempenho esportivo. De acordo com estudo do American College of Sports Medicine, fazer alongamentos dinâmicos (elevação dos joelhos, agachamento e rotação de braços e tronco) aumenta a mobilidade das articulações e a amplitude do movimento.

Estes devem ser praticados após um período inicial de aquecimento, feito a partir de movimentos curtos e deslocamentos pelo solo. Já as crianças podem praticar esse tipo de alongamento, pois quando realizados de forma leve, preparara o corpo para a Educação Física.

Alongamento estático

É o tipo mais comum de alongamento. Feito quando os músculos são esticados e o atleta permanece em uma posição estática. O tempo ideal de alongamento varia de 20 a 30 segundos.

Segundo educadores físicos, alongar por mais de 30 segundos provoca um relaxamento dos músculos, prejudicando a produção de força rápida. Os exercícios de alongamento também podem ser realizados após o treino de musculação.

Neste caso, além de melhorar a flexibilidade, relaxa o atleta. Ainda, segundo educadores físicos, o alongamento estático é uma boa alternativa para dar início à reabilitação dos músculos após uma lesão.

Facilitação neuromuscular proprioceptiva

Aqui o aluno faz o alongamento de forma passiva e com o auxílio de outra pessoa, que irá segurar o membro alongado do colega por 30 segundos em determinada posição.

Passado esse período, um dos atletas realiza uma força contra o parceiro, sustentando o membro do praticante no ângulo inicial. O estímulo é seguido por um período de relaxamento no qual o ajudante empurra ainda mais a perna do praticante com o intuito de aumentar a amplitude do alongamento.

Para entender melhor, imagine-se deitado sobre uma superfície confortável. Dobre um dos joelhos e eleva a outra perna esticada. Assim, o ajudante alonga a perna até o limite do praticante.

Em seguida, o praticante exerce uma força como se quisesse encostar a perna, que permanece esticada no chão por dez segundos. O ajudando resiste a essa força e, em seguida, torna a alongar a perna, conquistando um melhor alongamento.

Segundo especialistas, há um aumento na amplitude de alongamento comparando este método com o alongamento passivo convencional. Entretanto, como se trata de uma técnica bem específica, o indicado é ser feito por um profissional especializado, pois ele sabe até onde deve levar o membro alongado.

Alongamento específico

Para toda atividade deve-se fazer um tipo específico de alongamento, pois quando feito com movimentos semelhantes aos do esporte que será realizado minimiza o risco de lesões musculares e articulares.

Assim, a dica vale também para a musculação, incluindo o alongamento dos grandes grupos musculares e também dos grupos musculares específicos que vão ser mobilizados.

Alongamento passivo

O alongamento passivo é realizado com o auxílio de algum aparelho como uma faixa elástica ou uma bola suíça. Pode contar ainda com a ajuda de um parceiro. Nesse caso, o controle do movimento será passado para outra pessoa. Então, é importante ter noção do seu limite e interromper o alongamento se sentir dores excessivas.

Para profissionais, trata-se de uma percepção bastante sutil, pois o aumento da amplitude também causa um pouco de dor e isso é importante para que haja aumento gradual da flexibilidade.

Faça um bom alongamento sempre que puder e priorize sempre pela saúde!

Jennifer de Paula – Foto: Rafael Antonio / MF Models Assessoria

Jennifer de Paula – Foto: Rafael Antonio / MF Models Assessoria

Jennifer de Paula – Foto: Rafael Antonio / MF Models Assessoria

Jennifer de Paula – Foto: Rafael Antonio / MF Models Assessoria

Jennifer de Paula – Foto: Rafael Antonio / MF Models Assessoria

Jennifer de Paula – Foto: Rafael Antonio / MF Models Assessoria

Jennifer de Paula – Foto: Rafael Antonio / MF Models Assessoria

Jennifer de Paula – Foto: Rafael Antonio / MF Models Assessoria