FAMOSOS

Gordinha até os 31 anos, publicitária muda hábitos e se torna campeã de fisiculturismo

Karla Souza antes e depois da mudança corporal - Foto: Arquivo Pessoal/ MF Models Assessoria Preste atenção nesta história, pois ela é muito inspiradora e

Karla Souza antes e depois da mudança corporal - Foto: Arquivo Pessoal/ MF Models Assessoria
Karla Souza antes e depois da mudança corporal - Foto: Arquivo Pessoal/ MF Models Assessoria

Redação Publicado em 20/07/2015, às 16h55 - Atualizado às 16h57

Preste atenção nesta história, pois ela é muito inspiradora e servirá de combustível para você quem quer mudar de vida. Após receber um diagnóstico médico nada agradável, a publicitária Karla Souza, atualmente com 36 anos, decidiu mudar de vida e sair do sedentarismo. Mais do que isso, ela usou toda sua força de vontade para trocar a comida em demasia — que servia de fuga para seus problemas — por uma rotina mais saudável que a tornou (literalmente) uma campeã.

Aos 31 anos, ela começou a praticar atividades físicas. Perdeu peso, chegou a ser desacreditada por um médico, mas seguiu em frente e o resultado é uma bela jornada. Nós tivemos uma conversa bem bacana com ela para saber como é que foi tudo isso, e o resultado está logo abaixo:

“Sim [estava acima do peso]. Aos 31 anos, eu era muito sedentária, tinha 30% de gordura corporal e era viciada em comida e bebida. A comida era a fuga para todos meus sentimentos, se estava triste eu comia para ficar alegre, se estava alegre eu comia para celebrar… Enfim, estava num ciclo vicioso com a comida. Comecei a apresentar problemas cardíacos, tenho uma genética que me prejudica quanto a isso (meu pai sofreu 02 AVCs)e a médica foi incisiva: ou você muda seus hábitos agora ou terá sérios problemas, e será logo, logo”, revelou Karla.

Karla Souza durante a premiação na WBFF – Foto: MF Models Assessoria

“No inicio, ouvi de um nutricionista que eu estava velha, e que jamais seria atleta. Menos de um ano depois disso, ganhei o mundial de Miami”

A mudança, segundo ela, acabou acontecendo rápido:

“Em 3 meses perdi todo peso extra. E comecei a me apaixonar pela atividade física. Conheci o bodybuilding e me identifiquei com a filosofia do esporte: ‘a luta é diária e seu maior adversário é você mesmo’. No inicio, ouvi de um nutricionista que eu estava velha, e que jamais seria atleta. Menos de um ano depois disso, ganhei o mundial de Miami”, relembrou.

Novata nas competições do mundo fitness até então, Karla conseguiu ficar em primeiro lugar no WBFF (World Beauty Fitness & Fashion) na categoria acima de 35 anos, e em segundo lugar na categoria para até 20 anos. Atualmente é a única brasileira acima de 35 anos com o título da WBFF.

O balde de água fria do nutricionista não foi suficiente para esfriar sua vontade.

“Eu usei o balde de agua fria como combustível. Consultei em Miami com o coach Bueno (que já me acompanha há 2 anos), e ele acreditou no meu potencial. Hoje em dia, o antigo nutricionista abaixa a cabeça quando passa por mim”, explicou.

Karla contou que dá para conciliar a carreira na publicidade com a de atleta fitness, mas que as coisas ficam um tanto corridas nas vésperas das competições. Sua história já é conhecida nas redes sociais, e ela usa suas páginas para “animar a mulherada” a seguir o mesmo caminho.

“Tenho muitas seguidoras mulheres e que veem em mim um exemplo de superação. Fico lisonjeada e muito feliz. As mulheres tem um erro muito grande de querer cuidar de tudo (casa, filho, família e trabalho) e esquecem delas mesmas. Uso meu perfil de redes sociais pra animar a mulherada e fazer com que elas voltem a se amar e se cuidar. Elas são muito carinhosas comigo! Todo dia logo cedo eu posto vídeos pra tentar animar”, revelou Karla, que é mãe de uma uma moça de 19 anos.

“Ela cursa Ciência da computação na Universidade federal do ES. Ela é totalmente ‘nerd’. Uma amiga e companheira, mas não gosta de atividade física (rs)”, disse.

Karla Souza antes e depois da mudança corporal – Foto: Arquivo Pessoal/ MF Models Assessoria

A mudança radical ganhou o importante apoio da família, segundo revelou a publicitária.

“Ela [sua filha] sempre me apoiou. Tem uma cabeça muito boa. O caminho por onde eu estava levando a vida ia acabar comigo (bebia muito) e ela enxerga isso. Meu marido sempre foi amante da atividade física e da boa alimentação. Ele quem me empurrou para este mundo. É meu anjo da guarda. Hoje a família toda se alimenta de forma saudável”, relembrou.

A Primeira vitória

Após toda a dificuldade, a primeira vitória teve um gostinho especial.

Karla Souza no dia em que ganhou o WBFF – Foto: MF Models Assessoria

“Parecia filme de sessão da tarde. Fomos eu e meu marido, treinei pesado, sozinha, durante 55 dias. Chegando lá ninguém me conhecia. Fui a zebra do campeonato. Ganhei primeiro lugar na categoria acima de 35 anos e segundo lugar com as novinhas de 20 aninhos. Chorava e ria ao mesmo tempo. Quando ganhei o Pro Card foi indescritível! Um sonho realizado. Agora em agosto (14 e 15) vou defender o título em Las Vegas”, disse.

“Fui sem patrocínio, sem credibilidade nenhuma, mas fui feliz, só de participar eu estava feliz. E ainda ganhei”, completou.

O patrocínio e o reconhecimento do esporte no Brasil, segundo Karla, seguem a passos lentos.

“Infelizmente no Brasil os atletas de fisiculturismo sofrem muito por não ter patrocínio. O esporte ainda não é visto como profissão. Ainda existe preconceito do tipo ‘você num faz nada? Só treina?’, enquanto no exterior os atletas são tidos como exemplos de superação e garra, pois reconhecem que é um trabalho árduo e constante”, explicou.

Para todos

Durante a conversa com Karla, ela contou que qualquer pessoa consegue emagrecer e viver mais saudável, basta ter força de vontade.

“Qualquer pessoa consegue. Basta querer de verdade e se comprometer. O conselho que dou para quem quer é: reaja nos dias difíceis, vão ter dias péssimos durante a jornada de perda de peso, mas sua postura nestes dias é que vai fazer a diferença. Caiu? levanta e continua. Pode ser lenta a evolução, o importante é não parar. A principal dificuldade que tive foi ficar sem comer pão. Eu sonhava que estava comendo pão. Mas depois do primeiro mês a sensação foi diminuindo até desaparecer e eu me adaptar a nova rotina da dieta”, concluiu.

Karla mostra um pouco mais da história em seu site oficial e também no livro “30 DIAS – O diário do primeiro mês da minha nova vida”.