Gastronomia com Heaven Delhaye

A chef de cozinha Heaven Delhaye ensina uma receita leve para os dias de folia

Salada Niçoise é um prato francês completo Heaven Delhaye – Foto: Divulgação / MF Models Assessoria A apresentadora e chef de cozinha Heaven Delhaye ensina uma

Heaven Delhaye - Foto: Divulgação / MF Models Assessoria
Heaven Delhaye - Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

Fabiano de Abreu Publicado em 10/02/2015, às 11h20

Salada Niçoise é um prato francês completo

 

Heaven Delhaye – Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

 

A apresentadora e chef de cozinha Heaven Delhaye ensina uma refeição leve, que cai bem  nos dias dias de folia e nos mais quentes .

Segundo Heaven, a salada Niçoise vem da cidade de Nice, na região de Provence ,na França. E têm todos os traços mais típicos da culinária mediterrânea,

com folhas verdes, peixe fresco, azeite de oliva, tomates vermelhos e doces contrastando com o salgado das azeitonas.

INGREDIENTES

– 3 batatas pequenas

– 1 folha de louro

– 3 dentes de alho

– Pedaço de atum em posta (se não conseguir achar atum fresco, uma possível solução é usar o atum enlatado para esta receita, não fica tão bom, mas quebra o galho)

– Sal Pimenta do reino

– Pimenta dedo de moça

– Azeite

– 3 unidades de aliche (um ingrediente que as pessoas acabam tendo um grande preconceito, mas sem ele a Salada Niçoise não teria seu gosto característico. Experimente)

– 5 unidades de cebolinha

– Vagens frescas

– Ervilhas frescas

– Mix de folhas variadas

– Azeitonas pretas com caroço

– 4 tomates-uva cortados em 4

-3 ovos cozidos e descascados cortados em 4

MODO DE PREPARO

Depois de lavar, corte as batatas em quatro partes. Coloque-as para cozinhar em uma panela pequena com água. Para dar sabor às batatas, acrescente à panela a folha de louro, sal e 1 dente de alho com casca e deixe cozinhar.

Aqueça uma frigideira para o atum. Tempere a posta do atum com sal, pimenta do reino e azeite. Lembre-se de passar bem o tempero em todos os lados do peixe. Coloque para dourar na frigideira. Dica: deixar por 30 segundos de cada lado já é suficiente, para que ele fique bem mal passado, que ‘e  característico de uma Salada Niçoise.

Enquanto atum descansa, é hora de preparar o molho. Dica: use um pilão para amassar os ingredientes, o sabor ficara bem mais intenso. (Se não tiver um pilão, o molho pode ser feito no liquidificador)

Lembre-se: caso não tenha um pedaço de atum fresco, a receita pode ser feita com atum em lata.

Acrescente o aliche, 2 dentes de alho descascados,  1 pedacinho de pimenta dedo-de-moça. Corte a cebolinha em pedaços menores  e também adicione. Coloque um pouco de sal e azeite de oliva. Macere com o pilão. O molho está pronto.

Retire as bases das vagens e corte-as em sentido diagonal. Coloque em água fervente por 1 minuto e depois retire-a e coloque rapidamente em uma vasilha com água e gelo (está é uma técnica que vai parar de uma vez com o cozimento dos seus legumes e deixar eles com aquela cor esverdeada forte e com cara de bem frescos). Faça o mesmo procedimento com as ervilhas.

Quando as batatas estiverem prontas, retire a folha de louro e o dente de alho e coloque-as em uma vasilha. Acrescente as vagens e as ervilhas. Depois, entre com o molho e misture tudo. Dica: Misture o molho enquanto as batatas ainda estiverem quente, por que assim eles se comportam como esponjas, absorvendo todo o molho e ficando muito mais saborosos…

Para a montagem do prato, faça a base com o mix de folhas. Depois, fatie o atum, que deve estar só selado e bem mal passado por dentro e acrescente no meio do prato. Coloque os ovos cozidos e os tomates-uva cortados ao meio. Retire o caroço das azeitonas e também acrescente à salada. Para finalizar, acrescente as batatas, as vagens e as ervilhas. Bom apetite…

 

Foto: Divulgação / MF Models Assessoria