CINEMA

Autora de Brokeback Mountain diz que se arrepende de ter escrito a história

Cena de O Segredo de Brokeback Mountain. Crédito: Divulgação Um autor deveria ficar muito feliz quando uma obra sua é levada ao cinema, certo? Não é o caso de

Cena de O Segredo de Brokeback Mountain. Crédito: Divulgação
Cena de O Segredo de Brokeback Mountain. Crédito: Divulgação

Redação Publicado em 02/01/2015, às 17h59

Um autor deveria ficar muito feliz quando uma obra sua é levada ao cinema, certo? Não é o caso de Annie Proulx, autora do conto que deu origem ao bem sucedido filme O Segredo de Brokeback Mountain.

Ela revelou que se arrepende amargamente de ter escrito a história. O motivo? “Tem sido a causa de aborrecimentos, problemas e irritações”. “Acho importante deixar espaços na história para os leitores darem suas próprias interpretações, a partir de suas próprias experiências, mas infelizmente o público que Brokeback atingiu mais fortemente tem fantasias erradas sobre o enredo”, disse ela entrevista à Paris Review.

Annie Proulx, autora do conto que deu origem ao filme O Segredo de Brokeback Mountain. Crédito: Reprodução

“E uma das razões pela qual deixamos os ‘portões trancados’ aqui é que um monte de homem decidiu que a história deveria ter um final feliz. Eles não aceitam a forma como termina, não admitem. Então eles reescrevem a história, incluindo todo tipo de namorados e novos amantes depois da morte de Jack (interpretado por Jake Gyllenhaal no filme). E isso me deixa louca”, explicou.

“Eles não conseguem entender que a história não é sobre Jack e Ennis. É sobre homofobia, é uma situação social, é sobre um lugar, uma mentalidade e moralidade particulares. Eles simplesmente não entendem”, avaliou.

“Eu gostaria de nunca ter escrito o conto. Porque tem sido a causa de aborrecimentos, problemas e irritação desde que o filme foi exibido. Antes do filme, era tranquilo”, finalizou.

O filme O Segredo de Brokeback Mountain (2005) foi estrelado também por Heath Ledger, no papel de Ennis, e dirigido por Ang Lee. Levou as estatuetas do Oscar nas categorias Melhor Direção, Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora.